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Equipe Gente Mais

Você sabe o que são Hard Skills e Soft Skills?

Atualizado: 4 de out. de 2021

Você já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez sobre Hard Skills e Soft Skills. Ultimamente este é um termo muito utilizado, principalmente no setor de Recursos Humanos das empresas mais desenvolvidas.



Diversos artigos da Gente, falam sobre como o método de contratação está mudando, por isso hoje trouxemos tudo sobre esses termos que você precisa estar por dentro! Por isso acompanhe a Gente até a última linha!

O que são esses termos?

A palavra skill, em inglês, pode ser traduzida para o português como habilidade/competência. Ou seja, é a aptidão para executar alguma ação.


Portanto Hard skills e soft skills, são os nomes dados respectivamente às competências técnicas e às habilidades subjetivas de um profissional. Ficou um pouco confuso né? Mas vem que eu te explico!

O que são hard skills?

Hard skills são as habilidades profissionais que podem ser quantificadas. Em geral elas podem ser aprendidas através da teoria como em graduações, cursos e livros. Portanto as Hard Skills, são mais fáceis de se identificar, pois podem ser medidas e comprovadas de alguma maneira, geralmente através de certificados e diplomas.

Alguns exemplos de hard skills são:

  • Habilidades em língua estrangeira;

  • graduação;

  • especializações;

  • mestrado ou doutorado;

  • cursos técnicos;

  • operação máquinas;

  • habilidades em programas de computador;

São essas habilidades que costumam ser mensuradas no currículo por exemplo. Sendo as habilidades com que o profissional de RH tem o primeiro contato com o profissional. Isso porque as hard skills mais desejadas dependem diretamente do cargo e tipo de função a ser desempenhada pelo colaborador na empresa.

O que são soft skills?

Diferente das Hard Skills, as soft skills são habilidades mais subjetivas de cada indivíduo e que se relacionam com sua personalidade, caráter, crenças e valores.


Essas passaram a ser extremamente valorizadas no mercado profissional. Justamente porque esses aspectos influenciarão diretamente na maneira como o profissional desempenha sua função e como se relaciona com outras pessoas.


Já reparou que na maioria das descrições de vagas de trabalho possuí discernimento entre “Conhecimentos/ Requisitos Técnicos” e “Habilidades”? Estes são respectivamente as Hard Skills e as Soft Skills.

Veja alguns exemplos de soft skills:

  • resiliência;

  • flexibilidade;

  • boa comunicação;

  • paciência;

  • Senso de Liderança

  • ética;

  • espírito de equipe;

  • dinamismo;

  • cordialidade.

Um erro muito comum é que essas habilidades sejam confundidas. Geralmente os profissionais costumam não relatar essas competências em seu currículo, e até mesmo quando o entrevistador questiona sobre suas habilidades pessoais as hard Skills são mencionadas.

Qual a importância dessas competências?

Antigamente, os processos seletivos levavam em consideração apenas as Hard Skills. Porém, com a evolução do mercado, as técnicas como cursos e graduações deixaram de ser um diferencial, e passaram a ser o básico.


Além disso, cada vez mais os estudos em gestão de pessoas, comprovam como competências como inteligência emocional são essenciais para o sucesso dos profissionais e das equipes.

Mas afinal como as Soft Skills podem ser desenvolvidas e avaliadas?

Como dissemos a principal diferença entre as Hard e Soft Skills, além de suas naturezas diversas, é a dificuldade em comprovar as soft Skills.


O ponto é que de maneira alguma isso significa que elas não podem ser aprendidas ou mensuradas. Através da ajuda de pessoas especializadas, que ajudarão o profissional a reconhecer suas fraquezas e potenciais, descobrindo como evoluir nesses sentidos, é possível desenvolver as Soft Skills.


Um erro muito comum e que ocorre em muitos processos de seleção das empresas é o foco exclusivo nas hard skills dos candidatos. O que de maneira geral atrapalha muitas contratações, pois estar não são feitas de maneira assertiva.


Isso acontece por motivos como a ausência de maneiras de comprovação das soft Skills. Mas é preciso destacar que existem meios da empresa comprovar a existência das Soft Skills em um profissional, Isso acontece através do Mapeamento Comportamental.


Certamente, essa é um tendência continua, e cada vez mais deve ser valorizada, por empresas e profissionais. Por isso Gente mais oferece conteúdos exclusivos para que você se mantenha sempre atualizado, e serviços personalizados para que sua empresa possa se desenvolver cada vez mais conheça nossas Soluções!


Acompanhe a Gente!


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