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Édila Souza

Lições de Liderança que Aprendi com Guias Turísticos no Chile

Fiquei imaginando qual a melhor chamada para iniciar essa conversa. Poderia ser: Da série Liderança não é sobre Cargo, mas sobre Comportamento. Ou Um Guia Turístico Deve ser um Líder Exponencial Mas optei pela mais simples: As lições de liderança que aprendi.




Passando férias aqui no Chile, uma das coisas que mais me encantou foi o atendimento de alguns guias turísticos. Claro, como em todas as profissões, há aqueles que executam seu trabalho bem e há aqueles que encantam. E é sobre estes últimos que eu quero falar. Para estes profissionais há um desafio inicial diferente: eles não têm uma equipe fixa, mas uma equipe diferente a cada dia. Mas, como todos os líderes, eles precisam fazer um serviço que seja efetivo, com afetividade. Naqueles que me encantaram, que foram líderes exponenciais, percebi 5 características em comum, que aproveito para propor uma reflexão sobre nossa liderança.

1. Eles amam o que fazem. E mostram nas suas palavras e atitudes que encontraram seu PROPÓSITO ao realizar este trabalho. E você, como líder, já descobriu seu propósito, o porquê você faz o que você faz, e fala para seus colaboradores? Melhor, vive isto? 2. Eles se preparam e conhecem o que fazem: informações (o roteiro turístico, as curiosidade e aquilo que só ele falará), técnicas, dinâmicas de grupos, etc. Você tem se PREPARADO para ser este novo líder que o mercado e sua equipe esperam: ESTRATÉGICO, INFLUENCIADOR E PRODUTIVO?

3. Eles sabem comunicar muito bem e criar conexão: a língua do turista, a linguagem corporal e a paralinguagem (tonalidade, altura e velocidade para motivação). A paralinguagem é o emoji da voz. A conexão foi criada pelo interesse no seu nome, local de origem, time de futebol, motivo da viagem, dia que chegou e que vai embora, passeios já realizados, comidas e bebidas diferentes, etc. O destaque é que estas informações foram usadas em outros momentos da conversa, durante o passeio. E você, tem apresentado um INTERESSE GENUÍNO pelo seu colaborador? O que você conhece e sabe dele? Ou para você, o importante é o quanto ele rende, produz? As pessoas não são números e quando veem que a vida pessoal pode ser conectada com a profissional se sentem mais feliz e pertencentes aquela equipe. PERTENCIMENTO é uma das necessidades do ser humano. 4. Eles fazem mais que o esperado: Não é sobre entregar o que foi prometido, pois isto todo trabalhador deve fazer. É o mínimo. É sobre IR ALÉM, fazer algo que não estava combinado, mas que serve para encantar, reter e fazer você se engajar. No caso deles, quanto mais passeios você contratar pela companhia, mais produtividade e lucratividade haverá. O que você, como líder, tem feito para que seus colaboradores vejam que você reconheceu o desempenho deles. Lembre-se: RECOMPENSA é diferente de RECONHECIMENTO. Recompensa é o esperado, o prometido. Reconhecimento é quando você o acompanha e reconhece o desenvolvimento, o esforço do profissional. 5. Eles fazem de tudo para tornar o ambiente agradável, não tóxico. Talvez, você esteja pensando: isso é fácil. Estão todos passeando. Tenho que te dizer que não é a realidade. Ele tem um grupo de pessoas desconhecidas, com culturas e costumes diferentes. E, muitas vezes, os adultos são iguais as crianças (ou piores). Vi adulto que não ficou satisfeito com a altura da neve, porque esperava que tivesse mais alta, emburrar e dizer: “Por mim, volto agora”. E a gente ainda tinha mais 2 locais turísticos programados. O desafio, a partir daí, era trazer uma nova modificação, um novo olhar para a atividade e não deixar que o descontentamento, desânimo de um contagiasse a mais pessoas do grupo. E você líder que ações tem feito para tornar o ambiente de trabalho saudável, que ofereça segurança psicológica, no qual as pessoas se sintam acolhidas e tenham qualidade de vida no corporativo? Nossa!! Pensando assim o desafio para ser um líder exponencial é grande, mas você pode se preparar para isso. Inicie avaliando sua liderança pelos 5 itens acima e escolha pelo menos 1 que precise dar mais atenção. É assim que avançamos.




Édila Souza é Educadora Executiva e colunista do Gente Mais Portal.

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