Os Jovens nascidos entre as décadas de 80 e 90 são conhecidos como a Geração Y. Assim, nasceram na era digital. Portanto, são conhecidos por serem pessoas que estão sempre conectadas, sendo especialistas em lidar com tecnologia.
Esta geração foi criada em tempos de grandes avanços referentes à tecnologia e em uma época de economia estável. Então, pode-se dizer que a Geração Y cresceu em meio a muita ação, estímulo de atividades variadas e tarefas múltiplas.
Acostumados com a rapidez para conseguirem o que querem, os jovens “Y” dificilmente sujeitam-se a tarefas subalternas. Desde quando iniciam suas carreiras já lutam por bons salários desde cedo. Certamente o levantamento realizado pela Revista Veja , ratifica esta definição. Pois segundo os dados: 46.107 jovens brasileiros das cinco regiões do país (totalizando 56%) tem o desejo de abrir um negócio próprio.
Dessa maneira, algumas empresas estão enfrentando algumas dificuldades em lidar com esses profissionais, pois entendem que os mesmos não oferecem segurança para seus empregadores. Por isso, nossa equipe reuniu algumas dicas para lidar com essa Geração, que se bem aproveitada, pode oferecer resultados extremamente expressivos para sua organização.
Diálogo
Uma necessidade muito grande dessa Geração é entender que a proximidade é essencial. A geração Y quer opinar, criticar, reclamar, perguntar. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação, justamente porque dão voz a eles. A empresa para ser bem-sucedida, neste caso, precisa oferecer políticas que estimulem a expressão de ideias e não o contrário. Mesmo que essa ideia naquele momento não possa ser utilizada. Escute os funcionários que fazem parte dessa geração. Isso ajuda a perceber o que está funcionando e o que esse público quer.
Ambição
Um dos mitos relacionados com essa Geração é que ela é difícil de satisfazer. Por serem muito diferentes uns dos outros, o segredo está em um simples detalhe: observar e conhecer o perfil desse público. Procure saber quais são seus hábitos, onde ele está, o que gosta, suas preferências culturais, pois o segredo está em atender a perspectiva desse público e não o inverso.
Personalidade
Essa geração mais jovem tem a tendência de priorizar Organizações que os tratem de maneira personalizada. Por isso, é importante que os RHs estejam prontos a prestar um bom atendimento, dessa forma, conhecendo mais a fundo seus colaboradores.
Inovação
Todavia, a comunicação Empresarial tem que ser diferente. Posto que, os meios tradicionais não surtem os mesmos efeitos para essa Geração. Segundo especialistas, a interação simultânea por vários canais, como celular, intranet, Jornal, revistas, são métodos eficazes de contato.
Equilíbrio de expectativas
Quando a empresa implementa uma novidade, é preciso medir se o resultado foi bom. Afinal, a ação precisa ser mensurável e o bom empreendedor precisa saber o momento certo de mudar suas políticas. É necessário avaliar se seus planos, políticas, modo de remuneração e avaliação estão condizentes com a expectativas desses colaboradores da geração Y, senão simplesmente eles perdem a motivação e vão atrás de outras oportunidades.
Ademais, os jovens querem trabalhar em uma área com a qual se identifiquem. Nada melhor do que criar um modelo de gestão que atendam duas grandes necessidades dessa Geração: Vontade de realizar-se profissionalmente fazendo o que gosta e de deixar uma marca positiva no meio em que convive.
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