Você sabe o que é turnover?

O turnover, também conhecido como a taxa de rotatividade dos colaboradores em uma empresa, é um dos índices mais importantes para o setor de RH.

Uma pesquisa global realizada em 2013 pela Robert Half, a maior empresa de recrutamento do mundo, revelou que o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, sendo o dobro dos outros países.

Diante do cenário brasileiro, onde o índice de turnover passa de 82%, é extremamente importante que as empresas saibam o que é turnover, quais são os tipos, e quais são os principais motivos. Por isso leia nosso artigo até o final!

O que é turnover?

Turnover é um termo em inglês que significa “renovação”, “virada”, “reversão”. No entanto, é mais comumente utilizada na área de Recursos Humanos. Como o próprio significado diz, a palavra é utilizada para designar a rotatividade de pessoal em uma empresa. Ou seja, é a saída de colaboradores e a respectiva contratação de novos em um determinado período.

Qual a importância do índice de turnover?

Em gestão de pessoas, o turnover é usado como um indicador que deve ser controlado. Já que sempre que há um desligamento ou uma contratação, existe um custo para a empresa.

Essa é uma das razões que fez o turnover se tornar um vilão para muitos profissionais de Recursos Humanos. Mas  na verdade, ele é um simples efeito de fatores externos e internos.

Por exemplo: se 15 funcionários pedem demissão em um mês, algo imprevisto para a gestão, o índice de turnover aumenta muito.

No entanto, é preciso olhar para situação como um sintoma que denuncia a causa do problema de fato. Caso a empresa resolva a situação apenas contratando novos funcionários, estará tratando apenas o sintoma e não a causa.

A perspectiva correta acerca de um alto índice de turnover, é que ele gera perda de capital intelectual, inteligência, domínio dos processos, conexões internas e com os clientes, e até mesmo, de oportunidade de negócios.

Por isso as empresas precisam parar de ignorar seus índices de turnover, e realizar uma gestão correta. Assim é possível manter a estabilidade do negócio e da relação com os clientes, garantindo destaque no mercado competitivo.

Como melhorar os índices de turnover?

Para que uma empresa tenha bons índices de turnover, é preciso conhecer quais são os principais tipos e suas causas, por isso a gente preparou outro artigo contando tudo pra você confira aqui.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *