As pesquisas mostram que as universidades não formam os profissionais preparados para o mercado de trabalho. Apesar de oferecerem, de fato, conteúdo e conhecimento futuros profissionais, existe uma grande discrepância entre a formação que a faculdade oferece, e o que as empresas esperam.

Por isso, é preciso que você avalie em que situação a sua carreira se encontra neste momento e o que você pode fazer!

Como sua carreira se encontra no momento?

Se você terminou uma graduação a pouco tempo e, neste momento, está com dificuldade de conseguir oportunidades de carreira, é preciso avaliar se apenas a graduação o qualifica para atender as expectativas do mercado.

Caso você esteja buscando uma recolocação profissional, é necessário que avalie se anteriormente obteve os conhecimentos necessários para exercer uma nova função, ou se é preciso investir em se aprimorar.

Nos últimos anos, as empresas se mostram cada vez mais exigentes. Para conseguir uma oportunidade é preciso mais do que um diploma. Por isso, existem algumas dicas para se destacar da concorrência:

  • Trabalho voluntário

Por exemplo, se você está desempregado, pode usar parte do seu tempo para se dedicar a um trabalho voluntário, além de realizar uma atividade social, também estará desenvolvendo competências necessárias a sua área de atuação.

  • Cursos complementares

Se você está trabalhando, mas não dentro da área em que você estudou, é preciso fazer alguns cursos complementares e de extensão. Esses conhecimentos te aproximarão, principalmente, das exigências do mercado.

Neste momento, você precisa analisar qual será o seu ponto de partida, e planejar quais serão as suas ações para buscar as oportunidades no mercado.

As organizações, em sua maioria, já sabem que há essa deficiência vinculada à formação acadêmica. Por isso, esperam que os estudantes e profissionais, busquem combinar suas competências adquiridas pela graduação com aquelas exigidas no mercado.

  • Estágio

Se você ainda está estudando, é um ótimo momento para fazer um estágio. Mesmo que não remunerado, você poderá  começar a desenvolver as competências exigidas. Assim, você estará mais preparado para as próximas oportunidades quando elas aparecerem.

Então, quero ressaltar que, diante dos desafios do mercado de trabalho, sua graduação por si só não vai necessariamente garantir que consiga boas oportunidades. Mas seguindo essas dicas, certamente você irá se destacar.

Espero que esta reflexão lhe seja útil em seu processo de carreira e trilha de aprendizagem! Acompanhe os conteúdos exclusivos da Gente Mais, e seja sempre um profissional atualizado.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Assista ao vídeo deste artigo:

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e assista a outros vídeos! 🙂