Você é proativo?

Proatividade é uma palavra bastante usada no meio corporativo. No momento do processo seletivo, é uma das habilidades que os empregadores mais valorizam nos profissionais, sendo uma característica essencial para um profissional completo.

No entanto, é comum confundir “proatividade” com “produtividade”. Portanto, você sabe o que é um comportamento proativo?

Indivíduos que têm iniciativa não necessariamente proativos. Ter energia, disposição natural e ser o primeiro a propor ou realizar algo não é o suficiente. Para que seja proatividade além de iniciativa, deve-se conseguir inovar e surpreender com seu desempenho.

Proatividade está relacionada ao ato de evitar ou resolver um provável problema antes mesmo que ele aconteça. Planejando e executando ideias e tarefas, uma pessoa proativa consegue evitar situações negativas ou de prejuízo.

Já o comportamento Reativo, consiste no ato de reagir após um acontecimento. Onde a ação vem apenas como uma reação, sendo esse o oposto da proatividade.

Sendo o comportamento reativo, a o contrário do proativo, este não é positivo ou eficiente. É uma característica do tipo de profissional que não se preocupa com os problemas ou que deixa as situações sem resolução.

E aí, já conseguiu perceber se seus comportamentos são proativos ou reativos?

Um bom profissional hoje no mercado precisa ser proativo. Mas é comum que as pessoas pensem que proatividade é uma qualidade que vem de nascença. Quando na verdade proatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.

Além disso, ser proativo também traz muitos benefícios para a vida pessoal. Já que proatividade é assumir responsabilidade de decisões tomadas, e realizar um esforço para atingir um resultado e fazer algo acontecer.

Portanto, nossa equipe reuniu algumas dicas de como ser alguém proativo

Foque na solução

Enquanto as pessoas buscam culpados, ou geram mais conflitos no meio de uma ação, a pessoa proativa foca em soluções possíveis para a situação. Isso é normal para quem aprende que as mudanças acontecem e a adaptação a elas é necessária, mas sempre mantendo o foco na solução.

Acompanhe as tendências

Falando em adaptação às mudanças, o proativo é, de certa forma, fiel ao inovador. Assim, deixe um pouco de lado o clichê e busque, nas inovações, meios de otimizar seu tempo e executar suas tarefas com eficácia. Não se acomode e procure sempre ser reconhecido por suas contribuições para a empresa.

Escute antes de falar

Escute e valorize a opinião do outro. É muito importante desenvolver soluções para problemas, ou desenvolver métodos para prevenção de situações desagradáveis, mas a melhor maneira de fazer isso com sucesso, é prestando atenção no que já foi feito. Isso pode servir de base para suas ações, tanto como fonte de conhecimento, tanto como exemplo do que não fazer.

Desenvolva as habilidades

Por fim, desenvolva as habilidades acima e não fique estagnado porque já recebeu o elogio ou a recompensa que esperava por seus esforços. Sempre há algo para melhorar e/ou aprimorar. Seja visionário e continue investindo em você mesmo. Além disso, busque ajuda sempre que necessário e nunca deixe de se atualizar.

Desenvolver as características mencionadas nessas dicas é uma forma de reduzir o caminho até uma carreira promissora. Então, o que você faz para ser proativo no seu trabalho? A Gente Mais se preocupa com o seu desenvolvimento e sucesso! Por isso conheça nossos conteúdos exclusivos e se mantenha sempre atualizado.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *