Cultura Organizacional

Neste post iremos falar sobre a real importância e o conceito da Cultura Organizacional. Mas antes de tudo, você sabe o que é Cultura Organizacional? Pois bem vou te explicar sucintamente o que significa. Para podermos efetuar logo após, as analises de como hoje essa cultura afeta ou beneficia nossa carreira.

Definição de cultura organizacional

Segundo a definição de L. Smircich em “Concepts of Culture and Organisational Analysis”. A Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos) aceitos e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única.

É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras. Corresponde ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente.

Quais empresas devem ter uma cultura organizacional?

Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional. Formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte.

A importância da cultura organizacional

A importância da Cultura Organizacional, deve-se ao fator de constituir uma forte determinante da motivação na organização. Fato que se deve às funções que desempenha, nomeadamente:

– Dar um sentimento de identidade, de unidade e de participação coletiva aos membros da organização

– Incentivar o desempenho das pessoas;

– Guiar e modelar o comportamento das pessoas.

Portanto, é essencial que todos os funcionários saibam e, se possível, tenham acesso à documentos que explicitem os valores, princípios e objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa. Além disso, é essencial que os líderes motivem seu aprendizado e estimulem os colaboradores a manter um rendimento de alta performance. De maneira que incite essa vontade neles próprios, pois assim ocorre uma cultura organizacional com bons resultados.

Atualmente como você percebe a cultura da empresa em que trabalha? Ela auxilia seu desenvolvimento e seu desejo por melhorias? Como seus lideres o motivam para o aprendizado? A empresa investe em você ou o motiva ao alcance de Alta Performance?

Se todas estas respostas tiverem sido negativas, cuidado. Talvez você esteja dentro de uma organização que ainda não entendeu o sentido macro da Gestão Estratégica que não é somente sair e contratar o melhor profissional do mercado, mas sim formar dentro dela própria, tal profissional.

Principalmente, se caso as respostas forem negativas, é preciso repensar essa organização. Para isso conheça os conteúdos exclusivos da Gente Mais, se precisar de mais informações ou dicas que não estejam neste post, mande para nós uma mensagem ou comentário e faremos o possível para te ajudar nessa busca!

Acompanhe a Gente!

  Youtube  

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *