O que é networking?

Traduzindo do inglês Networking, não possuí uma tradução de sentido literal. No entanto, significa a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. É uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais destaque. Ainda que não seja nova, esta viabiliza a construção de uma comunidade, suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

Para que serve?

Essencial nos dias atuais, o networking está muito presente no universo corporativo. Se transformando em um elemento fundamental para o desenvolvimento de qualquer carreira. Através dele, o profissional fica por dentro das atualizações do mercado, conhece pessoas influentes, constrói parcerias obtém as informações relevantes. Contribui para a visibilidade do profissional, detecta oportunidades de negócios, desenvolve sua carreira e expande suas possibilidades corporativas.

Além disso, conviver com pessoas inspiradoras é uma oportunidade que qualquer um tem para fazer com que suas ideias e seu potencial criativo cresçam. Por isso mantenha-se conectado como uma oportunidade para melhorar os conhecimentos, e alcançar os objetivos que você tem para sua carreira.

Estudos comprovados sobre o sucesso na carreira estão relacionados aos relacionamentos que você faz ao longo do tempo. Com isso, ter uma rede profissional deixou de ser opção. É indispensável.

Como manter essa comunicação?

Assim como qualquer outro tipo de relação, manter uma relação profissional ativa e saudável também exige cultivo. É comum pensar que o networking se dá apenas através das redes sociais, mas apesar de ser o jeito mais fácil, nem só disso se alimentam essas relações.

Por isso os encontros pessoais são essenciais, caso contrário, o risco de perder esse contato, seja perder a conexão em si ou novidades que seriam úteis para você, é grande. O que não significa que é preciso chamar a mesma pessoa para um café toda segunda-feira, você só não pode esquecê-la.

Mantenha seu networking ativo se organizando

Não confie apenas no LinkedIn ou na sua caixa de entrada. Crie uma planilha para rastrear seu histórico de contato com as pessoas em seu networking. Tente criar colunas para nomes, funções, empresas, indústria, contatos, cidade, primeira data de contato, última data de contato. E notas como interesses em comum daquelas pessoas. Dependendo da sua relação com tal pessoa, também pode ser interessante separar alguns temas e textos para fomentar o assunto.

Você pode adicionar outras colunas à planilha anterior, como clientes atuais, clientes em potencial, colegas influentes, amigos que conhecem muita gente, etc.

E não é preciso entrar em contato só se você precisa de algo. Pessoas de quem você genuinamente gosta e com quem realmente aprende, por exemplo, podem (e devem!) Estar presentes em seus diálogos regularmente.

Traga essa relação para fora das telas…

Encontros presenciais são ótimos. Por isso, sempre se atente a eventos de sua área e afins, como palestras, workshops, treinamentos, imersões e etc. A Gente Mais Consultoria e Treinamento sempre proporciona estes encontros de pessoas. Assim, ao mesmo tempo, atua de maneira descontraída, prazerosa e dinâmica, mas também busca fortalecer as relações preexistentes e construir novas. Portanto, fique atento aos eventos e participe, para que assim desfrute dos benefícios do networking.

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP