Workshop

Plano de Desenvolvimento Individual

O plano de desenvolvimento individual é um método que busca aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores para que consigam ampliar seus potenciais de ação. Para que a obtenção de resultados ocorra, é preciso conhecer melhor essa ferramenta e seguir alguns passos indispensáveis para fazer com que o profissional consiga oferecer uma resposta positiva. Pensando nisso, desenvolvemos esse Workshop para que você conheça de forma mais detalhada essa metodologia, a partir de um passo a passo sobre como montar um plano de desenvolvimento individual.

 

Tempo de duração:

4 horas presenciais

Pré-requisitos:

Não possui

Próxima turma:

Fale com a gente pelo [email protected]!

Se interessou por esse produto?

Por que fazer?

O plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos colaboradores, para que eles se tornem profissionais de alta performance e multipliquem seus resultados.

Para tanto, é indispensável que o RH e os líderes conheçam os pontos fortes e os pontos de melhoria de cada membro do time e os desenvolva de acordo com a necessidade que apresentam. E então, você já sabe por onde começar?

Para montar um plano de desenvolvimento individual eficaz, é necessário seguir algumas etapas primordiais para o sucesso dessa metodologia:

  • 1. Definir objetivos
  • 2. Saber em qual fase o colaborador está
  • 3. Aplicar feedback constante
  • 4. Avaliar os pontos fortes e fracos
  • 5. Ter uma ferramenta para ajudar no acompanhamento
  • 6. Buscar o Autoconhecimento e o Autodesenvolvimento.

E então, bora começar?

Montar um plano de desenvolvimento individual é importante tanto para Organização quanto para o colaborador. A empresa ganha com a obtenção de profissionais de alta performance, mais independentes e inovadores. Com isso, eles poderão tomar ações estratégicas mais eficazes, afinal, são eles que ficam na linha de frente da empresa, logo conhecem as demandas do cliente. Quando uma Organização investe no desenvolvimento de seu time, ela ganha grande poder competitivo no mercado de trabalho. E você, o quanto vem investindo na qualificação de sua equipe?

Qual o impacto na sua carreira?

Objetivo

• Desenvolver habilidades em Identificação de Perfil Comportamental.
• Capacitar os participantes a extraírem o máximo da Metodologia DISC em todos os processos de Gestão.
• Contribuir nas decisões que contemplam desde a seleção dos melhores profissionais até os projetos de desenvolvimento de pessoas e equipe.
• Oferecer condições para que o participante possa mapear e analisar as situações reais de seu dia a dia.
• Oferecer visão estratégica de Gestão de Pessoas para a obtenção de melhores resultados.

 

Conteúdo programático

  • Para montar o plano de desenvolvimento individual com colaboradores é preciso definir os objetivos. Definir o nível de desenvolvimento esperado, o que o profissional precisa desenvolver, em quanto tempo se espera que esse processo ocorra, além de determinar quais subsídios a corporação vai oferecer para que isso aconteça.

    Essa etapa é muito importante, pois, se os objetivos não forem traçados, chegará o momento em que o time se sentirá trabalhando em vão, logo essa deve ser a primeira etapa do processo. Neste momento iniciaremos a construção das METAS SMART.

Depois de definir os objetivos, é preciso saber em qual fase o colaborador está. Ou seja, observar como ele está se desenvolvendo, quais são suas dificuldades, qual é seu nível de assertividade, entre outros pontos que merecem atenção.

Aplicar feedback é uma das melhores formas de mostrar ao colaborador que ele está sendo observado e que o seu progresso é importante. Todavia, ao aplicar um feedback de maneira errada, o resultado poderá ser o oposto ao que esperava. Além disso, agendar feedbacks estruturados fará toda diferença no acompanhando do PDI.

Observar os pontos fortes e fracos de cada colaborador e trabalhar para que os positivos sejam reforçados e os negativos, aprimorados é função indispensável do Líder, pois é desejável que o indivíduo esteja ciente de que a necessidade de melhoria não o classifica de maneira negativa e que existem meios para ele conseguir desenvolver seus talentos.

Ter uma ferramenta que auxilia no acompanhamento do plano de desenvolvimento individual é muito importante. Isso se explica pelo fato de que o software vai oferecer um dado mais preciso sobre o avanço do colaborador, e seu desenvolvimento poderá ser estatisticamente calculado. Iremos utilizar a ferramenta DISC como mapeamento comportamental.

Para que um plano de desenvolvimento individual, de fato, dê certo, é primordial que os envolvidos estejam engajados em conquistar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, pois está será a CHAVE para toda mudança.

 

ARTES LANDING PAGE_TATI

 Instrutor – Tatiane Souza

– Palestrante e CEO da empresa GENTE MAIS CONSULTORIA E TREINAMENTOS
– Criadora da Conceito CHAVE: Conhecimento, Habilidade, Atitudes, Valores e Engajamento;
– Com Graduação e Especialização em Gestão de Pessoas;
– HEAD TRANING Comportamental Formada pelo IFT;
– Consultora e Facilitadora Comportamental Profiler Disc;.
– Especialista nos Subsistemas de Gestão de Recursos Humanos;
– COACH formada pela SLAC E IBC, com certificação internacional;
– HIPNOLOGA Cognitiva, Tradicional e Ericksoniana;
– Fundadora da ABRH-SP;

Se interessou por esse produto?