Transformação Digital nas Empresas: Modernizar para Humanizar

Ao trazer uma organização para a Era Digital, é preciso se ter cuidado para não perder o toque humanizador

Tempo estimado de leitura: entre 3 e 4 minutos

Texto por Diego Taketsugu*

Nós já discutimos, aqui no Portal da Gente Mais, a importância de se aderir à tendência do RH Digital na sua empresa e hoje, vamos conversar um pouquinho mais a fundo sobre algumas das armadilhas que você, enquanto gestor, e sua equipe de Recursos Humanos devem evitar ao levar a Transformação Digital para este setor.

Com a abrupta e inesperada chegada da pandemia de covid-19 no ano de 2020, vários empreendimentos foram obrigados a parar suas operações presenciais. Muitos, para evitar o risco de contaminação com impacto mínimo na operação, adotaram o home office como alternativa, levando boa parte da empresa – ou mesmo toda ela – a trabalhar em casa. Evidentemente, o RH não ficou de fora dessa.

Mas tudo bem, 2020 foi um caos e as organizações basicamente tiveram que “trocar o pneu com o carro andando”. E agora? Como fazer para ajustar tudo de 2021 em diante? O mundo não vai voltar a ser como era antes da pandemia e sua empresa também não deve. O foco agora é em inovação e trazer as novas tecnologias para o RH é um jeito interessante.

RH Digital deve ser humanizador 

Esqueça a ideia de que só porque as coisas estão sendo feitas virtualmente, não haverá mais um toque humanizado. Lembre-se, por trás de cada computador, há pessoas trabalhando pela empresa e essas pessoas precisam – talvez até mais do que antes – de atenção, respeito e cuidado. Um setor de RH modernizado pode cuidar de um número maior de pessoas, por conta da plataforma, mas não deve fazê-lo sem valorizar a humanidade e individualidade de cada colaborador. Transformar a papelada em arquivos computadorizados é válido e economiza tempo, tempo esse que poderá ser reinvestido na atenção aos funcionários e suas necessidades.

A digitalização do RH também deve servir para traçar um perfil dos funcionários da organização. Buscar diversidade, inclusão e equidade são conceitos-chave no mundo corporativo atual, sem os quais sua empresa pode ser extremamente modernizada, mas ainda será vista como um dinossauro do mercado. Portanto, utilize essa otimização de processos para buscar uma empresa mais alinhada com o mundo moderno e plural no qual ela está inserida.

A mudança pode ser gradual

Ninguém espera que todas as empresas do mundo – especialmente as pequenas e médias – se transformem do dia para a noite em empresas extremamente modernas, digitais e humanizadas. Não há problema ir fazendo essas mudanças de forma gradual e constante, mas é importante fazê-las. Não se deve dar um passo na direção certa apenas como uma sinalização para o mercado e não mais se preocupar em instalar as mudanças necessárias. Não faça nada “para inglês ver”, seja honesto, respeite o ritmo da organização e de seus colaboradores, mas tenha um engajamento verdadeiro em adotar um caminho certo!

Quer saber mais sobre como aplicar a Transformação Digital e modernizar o RH da sua empresa? Entre em contato com a Gente Mais Consultoria que nós ajudamos você!

*Estagiário Gente Mais sob supervisão da jornalista Thayná Fogaça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *