Tendência: Home Office

O Home Office hoje é uma tendência crescente tanto no mercado de trabalho exterior quanto no Brasil. No entanto, para muitos profissionais e empresários, ainda não está claro o que é, como funciona e quais os benefícios desta modalidade de trabalho. Por isso neste artigo vamos explicar tudo sobre o trabalho Home Office.

Aquela jornada que vai das nove da manhã às seis da tarde, se torna cada vez menos usual com o avanço de conceitos de mobilidade no trabalho. Uma das coisas fantásticas proporcionada pela tecnologia é a capacidade de executar trabalhos de qualquer lugar (onde tenha uma conexão com a internet). 

Mas afinal o que é Home Office?

Primeiramente é preciso esclarecer que Home office não significa trabalho em casa. Apesar desta ser a tradução literal do termo, no Brasil ele define de forma genérica o trabalho que é realizado em espaço alternativo ao escritório da empresa. Este local pode ser – ou não – o escritório em casa. Uma pessoa pode trabalhar “home office” em cafés, hotéis, aeroportos, táxis, parques…ou em casa.

Essa é uma rotina de trabalho muito diferente da tradicional. Na prática é muito difícil que a pessoa que trabalha dessa maneira tenha um horário fixo para sua produtividade. Por isso infelizmente nem todo profissional pode trabalhar home office.

Como funciona?

É mais comum que empreendedores sejam adeptos. Pois ao abrir um pequeno negócio ou testar a viabilidade de uma ideia, começar dentro de casa é uma ótima ideia. Já para quem é colaborador de uma empresa, isso se torna um pouco mais complexo. É preciso que este profissional tenha o dobro de disciplina que um colaborador tradicional teria, para que consiga bater suas metas e entregar resultados.

Além disso, a empresa deve possuir uma programação de trabalho que permita esta modalidade. Como a utilização de ferramentas acessíveis fora da empresa, ou que as tarefas de tal colaborador independam da interação com outras pessoas

Existem duas maneiras de efetivamente trabalhar em casa: como empreendedor/autônomo, ou como contratado de uma empresa. Se você pretende abrir uma empresa home based, ou trabalhar em casa como autônomo, prepare-se para muita dedicação. Quem é seu próprio chefe sabe muito bem que o expediente não acaba no final do dia e a semana muitas vezes não termina na sexta-feira.

Quais os benefícios?

Se você trabalha em casa para uma empresa, a chance é grande de que também passe a trabalhar mais. Já que as horas antes perdidas no trânsito acabam sendo revertidas em mais produtividade. Além disso, no trabalho remoto não existem as pausas para o cafezinho ou as interrupções dos colegas. Por isso trabalha-se de forma mais contínua e, portanto, mais intensa. Essa característica é um dos maiores pontos positivos e a razão pela qual as empresas aderem o Home Office.

Além disso, é possível que as empresas contratem trabalhadores remotos apenas para realizarem alguns projetos esporádicos.  Combinando as modalidades de trabalho Freelance e Home Office. Dessa maneira, os profissionais conseguem completar suas rendas. Para as empresas, a facilidade é possuir essa relação rápida de produção ou de compra de algum serviço específico.

E você colaborador ou empresário, acredita que este é o futuro das profissões? É inegável que esta é uma tendência muito atual, e a Gente Mais Consultoria e Treinamentos vai continuar sempre te mantendo por dentro dos assuntos mais relevantes. Por isso conheça nossos conteúdos exclusivos, e se mantenha sempre um profissional atualizado!

Acompanhe a Gente!

  Youtube

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *