RH Digital: a tendência que a sua empresa precisa adotar

Devido a transformação digital o setor de recursos humanos tomou uma posição estratégica nas empresas, integrando novas práticas e tecnologias na gestão de pessoas. As mudanças tecnológicas no mundo corporativo beneficiam diretamente o setor de Recursos Humanos – RH. Este setor trabalha com grande volume de documentos em papel e a nova tendência (RH Digital) de mercado pode agilizar processos, economizar tempo e dinheiro.

O RH Digital é o encontro das novas tecnologias com a forma tradicional de trabalhar dos profissionais de Recursos Humanos. Esse mix, deu forma a um jeito de trabalhar muito mais rápido e eficiente.

A grande vantagem do RH Digital é a automatização de processos, economizando tempo e recursos, otimizando a rotina empresarial e claro, o aumento na produtividade e eficiência na gestão das organizações.

Hoje quase tudo pode ser feito online. As pastas com os documentos de todos os funcionários da empresa, descrição de cargos, avaliações de desempenho e feedback, indicadores de desempenho, folhas de pagamento, controle do ponto, dentre outros documentos, são encontrados de forma rápida e prática no computador.

E nós podemos númerar as principais vantagens que o RH Digital pode trazer, como: 

– Contratações mais eficazes e alinhadas às expectativas da empresa;

– Melhores ferramentas para desenvolver os profissionais;

– Retenção de talentos;

– Otimização dos processos;

– Aumento da produtividade dos colaboradores;

– Redução dos custos operacionais;

– Otimização da comunicação interna;

– Maior facilidade no monitoramento de resultados.

Mas como é aplicado o RH Digital?

Com o uso de ferramentas que podem ser implementadas no seu sia a sia de trabalho. Existem diversas ferramentas utilizadas para maximizar os resultados do RH e dos funcionários das corporações. Algumas delas são: automação de processos, people analytics, mapeamento de competências dos colaboradores, games no desenvolvimento de talentos, inteligência artificial, recrutamento digital, dentre outros.

E agora vamos entender um pouco mais sobre essas ferramentas e seus usos:

Gamificação

A gamificação é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto na vida pessoal como na profissional. Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos – aqueles de tabuleiros ou até dos vídeo games – para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

O objetivo é engajar e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso. Neste caso, vamos falar sobre como a gamificação está sendo utilizada no RH Digital.

A gamificação aplicada ao RH Digital pode ser parte do processo seletivo, da avaliação de perfomance, ou da gestão de pessoas. Fornece um método lúdico de aprendizado e ao mesmo tempo propicia feedback fidedigno às empresas.

Recrutamento Digital

Quantos profissionais de RH não se veem frente (muitas vezes) a um desorganizado, tumultuado e estressante processo seletivo com pilhas e pilhas de papéis com as mais variadas informações?

Currículos, exames de aptidão, fichas cadastrais, informações sobre os candidatos. O processo seletivo pode ser uma tarefa estressante. Por isso o Recrutamento Digital é uma solução muito bem vinda para acelerar os processos na área de RH.

O processo seletivo envolve algumas ações complexas e que consomem muito tempo, como: descrição, cadastro, divulgação da vaga, seleção de candidatos, triagem e etc. Essas etapas podem ser otimizadas com softwares específicos e recursos que facilitam e agilizam a vida do profissional.

Mobile

É uma tendência para a qual o profissional de RH precisa estar atento e se adaptar, pois o mobile, ou o uso de aplicativos pelos funcionários, é uma forma de aumentar a produtividade e o envolvimento dos mesmos.

A Bersin e a Deloitte realizaram um estudo chamado “HR Technology Disruptions for 2017” que mostra que o uso dos aplicativos móveis pode mudar a experiência do colaborador, reduzir custos e aumentar sua produtividade.

People Analytics

A tomada de decisão já deixou de ser baseada em intuição há muito tempo e cada vez mais a utilização e cruzamento de dados são a tendência a ser seguida.

O People Analytics é uma ferramenta fundamental para uma gestão estratégica de pessoas e que propicia assertividade maior nas decisões que envolvam a gestão de pessoas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial – ou somente IA – vem se consolidando em diversas áreas e é mais uma novidade que o RH Digital traz para o segmento. É também uma ferramenta que facilita a obtenção de muitos dados, por isso pode se conectar com o People Analytics, que por sua vez faz o processamento desses dados.

O chatbot é um programa de computador que utiliza a Inteligência Artificial para “conversar” com os usuários através de várias plataformas e aplicativos (como o WhatsApp).

O chatbot além de um software, é uma ferramenta que funciona como uma espécie de assistente do profissional de RH (ou outra área responsável), se comunicando e interagindo com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas. Um meio eficiente de lidar com as tarefas diárias mais comuns.

É possível perceber algumas vantagens da aplicação da IA no setor de RH. Alguns exemplos: o desenvolvimento da meritocracia baseada em dados, incremento de produtividade e assertividade nas informações obtidas. Tudo contribuindo ainda para a redução dos custos envolvidos e decorrentes dos processos próprios da área de RH.

GED

O Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED – é outra ferramenta poderosa que vai ajudar os profissionais de RH. Esses profissionais lidam diariamente com muitos documentos e a ideia é simplificar sua tarefa utilizando um GED.

Com o GED é possível fazer a busca de documentos de maneira fácil e ágil, organizá-los à sua maneira: alfabético, tipo de documento e até por nível de prioridade, além de ser uma ferramenta muito segura para armazenamento de documentos.

O Keeva é uma ferramenta que além de ter todas essas vantagens citadas acima, é um GED diferente, que não ocupa espaço no servidor corporativo, sendo armazenado na nuvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *