Preparação para o mercado de trabalho

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Dessa maneira, para que um profissional se destaque, este deve investir em sua formação e em experiências que enriqueçam seus conhecimentos e seu currículo

Embora o relatório da OCDE, aponte  que trabalhadores com Ensino Superior ganham, em média, 140% a mais do que profissionais que têm apenas o Ensino Médio. O diferencial se encontra além da graduação. Estando nas pós-graduações, cursos de especializações e MBAs. E mesmo com toda essa bagagem ainda é preciso alguma experiência na área requerida.

Devido a competitividade, o mercado exige cada vez mais de seus profissionais. Com isso, é comum pensar que para ser tal, precisa-se de tempo e investimento financeiro. Concordam? Não necessariamente. Por isso nossa equipe reuniu algumas dicas para te ajudar a se sobressair nessa jornada pelo mercado de trabalho.

Mantenha o foco

Contudo, é possível que um profissional focado, com meta definida consiga se sobressair dedicando-se e especializando-se inicialmente em uma única área. Pois, o mercado requer sim profissionais polivalentes, porem o que muitos profissionais acabam esquecendo, é que antes de se tornar polivalente, precisa-se ser especialista em algo.

Primeiramente, é necessário escolher uma profissão ou uma área de atuação que esteja dentro de sua realidade. Para em seguida obter a especialização naquela área, e posteriormente busque se tornar o melhor profissional que se pode ser. Independente de qual o foco, esse é o momento servirá de oxigênio para as batalhas que ainda virão

Portanto, comece por baixo. Escolha algo próximo de seu alcance. Você tomará força e ganhará fôlego para continuar a busca pela sua meta. Isso lhe tornará cada vez mais forte, maduro e competitivo, e você verá seus objetivos pouco a pouco, cada vez mais próximos de você.

Mantenha-se atualizado

Sobretudo, tente consumir o máximo possível de informações, não só sobre o mercado e o segmento que você pretende atuar, como sobre o momento atual do país e do mundo. O noticiário é uma ótima fonte de referência e manter-se antenado pode ajudá-lo a se destacar em processos seletivos.

 Preste atenção ao currículo

Seu currículo é o cartão de visita e a primeira impressão que o recrutador terá de você. Portanto, capriche. Revise a grafia das palavras a fim de evitar erros gramaticais ou de digitação. Formate as informações de uma forma clara e concisa, com destaque para suas qualificações e formação acadêmica.

Desenvolva capacidade e motivação para aprender

Todavia, não há mudança sem aprendizagem, ou seja, é impossível obter uma melhor condição profissional com o mesmo conhecimento, comportamento e competências de sempre. Nessa perspectiva, é fundamental aprender, processo que requer habilidades como motivação, concentração e disciplina, além de antes de tudo, querer.

É essencial superar esses obstáculos, como cansaço, impaciência, má gestão do tempo, para isso busque estratégias que propiciem motivação, um bom exemplo é no caso de aprender um novo idioma.

Falar inglês já é um dos requisitos básicos em muitos processos seletivos. Se você ainda não domina o idioma, busque uma maneira de aprender. Existem diversos cursos gratuitos pela internet e até aplicativos divertidos para celular. Você pode aproveitar o trajeto entre sua casa e o trabalho, por exemplo. Se já domina o inglês, pode investir tempo para aprender uma terceira língua, o que o diferenciará ainda mais.

Seja flexível

O mercado de trabalho exige cada vez mais habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Por isso, para alcançar seus objetivos muitas vezes será necessário passar por processos e realizar atividades com as quais você não se identifica tanto. Não desanime. Saber reajustar as velas também é uma característica cada vez mais cobiçada pelas empresas.

Por isso a Gente Mais Consultoria e Treinamento desenvolve serviços personalizados, visando sempre seu melhor desenvolvimento. Conheça nosso conteúdo exclusivo sobre Processos seletivos, entre em contato conosco para dúvidas e mais informações.

Acompanhe a Gente!

  Youtube  

 Facebook

 Linkedin

 Instagram

Para mais informações entre em contato com a Gente Mais:
Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335
Email: [email protected]
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40
17012-056 – Bauru / SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *