As gerações Y e Z são gerações relativamente novas, por isso é importante entender as características que influenciam suas decisões, seu perfil de personalidade, comportamentos e expectativas para que a gestão de pessoas e o RH tenham um trabalho facilitado.
Essas gerações são extremamente adaptáveis, uma vez que nasceram em um mundo com tendências fortemente globalizadas e cercados do avanço da tecnologia, ou seja, estão sempre em contato com as mudanças e alternativas para possíveis desafios.
Por terem se desenvolvido em um ambiente repleto de informações por toda a parte, esses indivíduos também possuem a habilidade de ser multitarefa, ou seja, são capazes de realizar diversas atividades ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet e escrever um texto, por exemplo.
Essa característica é somada ao contato próximo com a tecnologia, o que facilita a busca constante por novas informações, com soluções práticas e funcionais para problemas, além de possuírem uma grande afinidade com equipamentos como câmeras, computadores ou smartphones, passando na frente das gerações anteriores que talvez enxerguem esses aparelhos como barreiras em seu expediente.
Além disso, a forma como esses profissionais se comunicam também é diferente: existe uma maior interação e troca de conhecimento, seja com pessoas mais estudadas ou não, facilitando o cultivo de laços de amizade, – sem deixar de lado o comportamento profissional – evitando problemas de relacionamento interpessoal.
Por possuírem seus ideais muito bem definidos e serem fiéis ao que acreditam, essas gerações garantem um ambiente de trabalho tranquilo e confiável, sempre em busca de cumprirem seu papel e metas, alcançando seus objetivos na organização, com o anseio de subir de cargo de forma ágil, por isso são capacitados de um espírito de liderança presente.
A educação proporcionada à essas pessoas apresenta-se mais flexível e resulta em profissionais confiantes e familiarizados com a liberdade de expressão, são questionadores e buscam sempre pensar em ideias criativas de ação, não tem medo de perguntar ou dizerem o que pensa – de forma educada, é claro – para defenderem seu ponto de vista.
Ao inserir indivíduos pertencentes à essas gerações em um ambiente corporativo, o contato com a tecnologia será garantido, as soluções de problemas serão diferenciadas e realizadas de forma mais ágil e dinâmica. A harmonia da equipe será preservada com relacionamentos próximos e bem-humorados, com compartilhamento de ideais e pensamentos, além de um anseio por crescimento constante.
Esses profissionais são uma ótima ferramenta para alavancar o crescimento de uma empresa de forma moderna, contribuindo com o ambiente de trabalho e nos resultados da equipe, auxiliando na trajetória de sucesso de uma corporação.
Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob orientação da jornalista Thayná Fogaça.
Comments