Quando se pensa em liderança, 3 fatores devem estar presentes: líder é alguém que consegue influenciar pessoas, numa determinada direção, a fim de alcançarem um objetivo comum.
O conceito de líder é o mesmo há muitos anos: a pessoa capaz de unir, inspirar e influenciar um grupo de indivíduos em prol de algo em comum. O que tem se transformado com o passar do tempo é a maneira que ele executa este papel e a ênfase que é esperada na sua ação, na sua maneira de agir.
Há alguns anos, ser um bom líder não está mais associado a conquistar as pessoas por meio de uma postura autoritária demais. As novas formas de se exercer a liderança são mais saudáveis, ajudando a construir ambientes de trabalho mais produtivos, empáticos e agradáveis.
Uma postura esperada, na atualidade, é que um líder seja assertivo. Assertividade profissional é uma postura comportamental diante das pessoas e de situações cotidianas.
Um líder assertivo é firme e direto em suas posições, sem sentir ou causar constrangimentos. Usa palavras suaves e argumentos fortes, vai direto ao ponto, mas com tato. Resiste às tentativas de manipulação, e se posiciona de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritária ou prejudicar relacionamentos.
Ele sabe ouvir os colaboradores, dar voz a cada um, e se posiciona com firmeza e clareza. Assim, todos se sentem mais confiantes para seguir as suas orientações. Dessa forma, o trabalho em equipe é fortalecido de maneira significativa e todos saem ganhando.
Assertividade, autenticidade e transparência caminham juntas, mas devem sempre ser orientadas por um profundo respeito às outras pessoas. Um líder assertivo demonstra credibilidade, pois sua autenticidade, objetividade e habilidade de argumentação são percebidas como altamente significativas. Assertividade é uma virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança.
Para ser mais assertivo é fundamental que o líder desenvolva a autoconfiança e segurança. Para isso ele deve:
Elevar a autoestima
Desenvolver a autoconfiança
Praticar a empatia
Buscar ser mais objetivo com as palavras
Esta última, deve ser buscada todo dia. Pois uma liderança assertiva tem como um dos seus principais pilares uma comunicação eficiente, clara e objetiva. Nada de rodeios e ruídos que atrapalhem a transmissão da mensagem. Esse tipo de profissional vai direto ao ponto. Ao mesmo tempo que é firme e transmite credibilidade em relação ao que está comunicando.
A liderança assertiva não se preocupa apenas em se comunicar com firmeza e tranquilidade, mas também está atenta à importância do feedback, que é essencial para a manutenção dos relacionamentos interpessoais no dia a dia de trabalho.
O ponto positivo desse tipo de liderança é que, seja um feedback positivo ou negativo, será muito bem trabalhado para ser transmitido com clareza e tranquilidade. Nada de agressividade, manipulação ou até mesmo indiferença — esse tipo de líder sabe como se posicionar sem medo e com interesse genuíno no crescimento do colaborador, não se sentindo acuado diante de uma tarefa complexa.
Além de melhorar a comunicação na equipe, um líder assertivo reduz as tensões do ambiente, pois é um profissional firme e capaz de mediar conflitos com maturidade.
Ele sabe que a eficiência na solução de um problema depende, em muitos casos, de uma boa condução do processo. Por isso, desde o início, o diagnóstico, as consequências e as possibilidades devem ser expostas com clareza para os envolvidos e, até, para toda a equipe, quando necessário. Assim, contribui positivamente na busca por caminhos que solucionem a questão problemática.
Por fim, uma liderança assertiva é capaz de conduzir muito bem os membros do seu time e, consequentemente, elevar a produtividade e o foco. Ele busca o melhor de cada membro da equipe. Constrói uma equipe com alta qualidade. Busca reunir os melhores colaboradores no lugar certo, de acordo com suas habilidades, e sabe delegar, discutir, colocar na mesa o que se sabe, compartilhar e somar o conhecimento. Assim, cria uma sinergia e uma equipe com uma inteligência colaborativa.
O que você precisa aprimorar para ter uma liderança mais assertiva?
Commentaires