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VOCÊ ESTÁ SENDO UM BOM LÍDER?

Em um cenário empresarial, é necessário lidar com diferentes cobranças e processos, por isso é imprescindível que exista uma figura que supervisiona o fluxo de trabalho.


Dentro da organização, esses gestores assumem um papel de liderança no qual são responsáveis pela garantia do comprometimento da equipe para realizar atividades de maneira positiva e impactante nos resultados da empresa.


O que é liderança?

A liderança consiste em comandar pessoas e influenciar positivamente mentalidades e comportamentos. Um bom líder dirige e une os elementos de um grupo em prol de um objetivo em comum, estimulando os colaboradores à dedicação aos seus cargos e tarefas.

É um comportamento que pode ser aperfeiçoado através de habilidades que envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e a capacidade de influenciar e inspirar seus funcionários.


O líder não assume uma posição de poder, mas sim de orientação. Ele se encontra ao lado dos colaboradores, dividindo responsabilidades e promovendo uma rede de confiança, sempre disposto a promover mudanças em prol dos objetivos e benefícios individuais e coletivos.


É como um guia, que entende que o engajamento dos funcionários é a melhor forma de criar uma cultura de empresa saudável e eficiente, e valoriza sua equipe tanto quanto os resultados para construir um relacionamento saudável e comunicativo.



O que forma um bom líder?

Como ser um bom líder? Como gerenciar um grupo de pessoas sem que elas se sintam cobradas demais ou chateadas com a pressão?


Saber atuar como líder dentro de uma equipe é fundamental para seu sucesso. Por isso, a Gente Mais listou as principais características de um líder para auxiliar os profissionais a desenvolverem-se nesse cargo de responsabilidade.


Confiança

É preciso possuir confiança na capacidade de sua equipe em realizar entregas que respeitam prazos e qualidade. Ao cultivar um ambiente de segurança, o time se sente confortável, identifica os próprios erros e engaja-se a buscar soluções efetivas.


Honestidade

A conduta ética de um líder deve ser exemplar. Os líderes seguem e passam aos funcionários os valores da empresa, incentivando-os a criar o hábito da honestidade, influenciando positivamente o ambiente de trabalho e os resultados.


Responsabilidade

Um líder de excelência compreende que parte dos erros realizados pela equipe dizem respeito a si mesmo, uma vez que seu papel é assegurar que não há ruídos de comunicação entre o time e que todos se sintam confortáveis em pedir auxílio quando necessário.


Comunicação

É importante que o líder saiba descrever de forma clara o que quer para o bom funcionamento da equipe. Estar acessível aos funcionários e estabelecer uma boa comunicação contribui para o treinamento de novos membros e um ambiente de trabalho mais produtivo.


Empatia

O líder com empatia é um líder que consegue se colocar no lugar do outro. Através da empatia o líder se torna capaz de entender o que o outro está passando e traçar um caminho melhor para que todos possam seguir. Esse comportamento conecta a liderança ao seu papel de orientação.



Ninguém nasce um líder, liderança são características que vão se desenvolvendo com paciência e autodesenvolvimento. A liderança é um reflexo da cultura organizacional, valorizando os princípios estabelecidos pela instituição a fim de garantir os resultados e a saúde dos colaboradores.


Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob a orientação da jornalista Thayná Fogaça.

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