Quando você pensa em propósito, qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Ter um bom salário? Constituir família? Morar em outro país?
Ter um objetivo é o que nos move: é através disso que, diariamente, encontramos motivação para continuar realizando determinadas atividades, ligadas ou não ao profissional, para realizar um sonho.
Contudo, saber identificar os nossos propósitos de vida é imprescindível para o sucesso. Como costumo dizer, “uma ação realizada sem visão, é apenas um passatempo; uma visão sem ações que a conduzam, é apenas um sonho”. Isso significa que ação e desejo devem caminhar lado a lado para que seja possível conquistar aquilo que deseja.
Neste sentido, o primeiro passo é ter honestidade consigo próprio e entender: quais são meus reais objetivos? Em quais áreas da minha vida eles estão? O que posso fazer para conquistá-los?
Estas perguntas, por mais simples que pareçam, são capazes de nortear aspectos importantíssimos, profissionais e pessoais. Porém, para que as respostas sejam coesas, é preciso analisar sua realidade e adaptá-la ao seu desejo. É preciso que haja um vínculo entre o que você almeja e as ações que realiza em busca da conquista.
Desta forma, é possível que você alinhe sua rotina, suas atividades e seus esforços de maneira inteligente e funcional para aquilo que deseja. Isso evitará que, durante seus esforços, você foque em tarefas que não agregarão à sua conquista daquilo que te motiva.
Ter um propósito delineado vai muito além do que podemos imaginar e, além disso, pode abranger muito mais aspectos das nossas vidas do que imaginamos. Por exemplo, quando temos um objetivo profissional – como ascender na carreira - e trabalhamos para realizá-lo, outras áreas da nossa vida, como o pessoal, podem ser beneficiadas igualmente.
O ser humano se desenvolve quando suas habilidades se desenvolvem. Por isso, estar em sintonia com o que deseja, o que realiza para realizar estes desejos e saber delimitar para onde dirigir seus esforços é essencial. Neste sentido, o primeiro passo é, acima de tudo, identificar seus reais propósitos e separá-los daquilo que são metas temporárias.
O autoconhecimento é o primeiro passo para suas conquistas. Mas e você? Sabe me dizer quais são os seus propósitos de vida?
Cris Jesus é Empresária Consultora, Mentora Empresarial e colunista do Gente Mais Portal.
Comments