top of page
Tati Souza

Vieses Inconscientes: Desconstruindo preconceitos para criar relações

Você tem ideia de quantas informações o seu cérebro processa? Neurocientistas apontam que o cérebro humano recebe 11 milhões de bits de informação por segundo, mas a sua consciência apenas tem clareza de 5% a 10% daquilo que acontece. Existe ainda uma estimativa de que o inconsciente seja 200 mil vezes mais rápido e potente que o seu consciente. Ou seja, é hora de você levar o seu inconsciente a sério!

O que isso tudo quer dizer? O ser humano toma uma série de decisões no dia a dia e várias delas acontecem no piloto automático, ou seja, por meio de associações e agrupamentos de informação que acontecem de forma orgânica. “O que isto quer dizer é que não somos nós que tomamos muitas das decisões do nosso dia a dia”.

Chegamos a uma realidade desconfortável: seu inconsciente sabe muito mais do que você imagina.


Ele armazena uma quantidade imensurável de informações e funciona como um “modo automático” para a vida prática – tipo compreender isso:


…ENTDENR O QEU ESAT ECRSITO AUQI.


Entretanto, essas associações automáticas também resultam em suposições, julgamentos e atitudes em relação a outras pessoas, criando o que chamamos de “viés inconsciente”.



O QUE É VIÉS INCONSCIENTE?


Vieses inconscientes são mecanismos do cérebro humano explicados pela neurociência como resultantes da formação e organização cerebral, baseadas tanto em nossas experiências e ambientes de vida quanto em uma herança ancestral e primitiva.


De acordo com neurocientistas, essa formação de estereótipos na cabeça das pessoas ou grupos é inevitável.


Confira alguns desses tipos de vieses inconscientes:


Viés de afinidade: Tendência de avaliarmos melhor quem se parece conosco fisicamente ou tem a mesma história de vida.


Viés de percepção: Quando reforçamos estereótipos oriundos da sociedade na qual estamos inseridos. Como o conceito equivocado de que homens não choram ou pessoas obesas são preguiçosas.


Viés confirmatório: Quando escutamos apenas os argumentos de quem apoia nosso ponto de vista dela.


Efeito halo: demostra nossa propensão a avaliar algo de forma positiva (ou negativa) quando recebemos uma informação agradável (desagradável) antes de o conhecermos propriamente.


Pensamento grupal: O efeito de grupo explica nossa tendência a seguir o comportamento do grupo em que estamos inseridos para não desviar do padrão vigente, se enquadrando em um determinado padrão social.



Não existe uma forma de eliminarmos por completo o viés inconsciente das nossas decisões. No entanto, é possível minimizar seus efeitos por meio de algumas atitudes práticas.


1) Não tenha vergonha de reconhecer que você possui alguns preconceitos. Todos temos.


2) Identifique quais vieses são os mais predominantes em sua vida.


3) Peça que outras pessoas o corrijam nos momentos em que você se mostrar preconceituoso.


4) Suspenda o julgamento inicial, sempre que interagir com pessoas diferentes de você. Procure conhecê-las de verdade.


A questão é: Tudo começa com você tomando consciência de como funciona sua mente. E de forma consciente escolher se abrir a novas percepções. Só depende de você!


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page