Quem me conhece sabe: eu sou apaixonada pelo empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Falar sobre propósito e poder ajudar pessoas a ocupar lugares que fazem sentido para suas vidas é o que me move.
Por isso, acho imprescindível, sempre que possível, tratar sobre transição de carreira e as formas como ela pode te ajudar a mudar de vida – profissional e pessoalmente. Isto porque, quando estamos alinhados com nossos objetivos, todos os aspectos do nosso dia a dia se tornam mais suaves e satisfatórios.
Neste sentido, uma das principais dúvidas que respondo na minha mentoria é sobre o momento certo para investir na transição: quando saber identificar as oportunidades e necessidades e aproveitá-las da melhor forma possível? Por que eu deveria mudar de carreira?
E isto, como sempre digo, é uma percepção muito particular de cada um de nós: eu, como profissional, auxilio no projeto até a medida da sua percepção quanto às habilidades e propósitos. Durante as mentorias, eu tento ao máximo guiar para que você perceba o seu objetivo real e, mais do que isso, o que o separa dele.
Não é raro que meus mentoreados percebam o quanto seus propósitos iniciais estavam equivocados após algum tempo de conversa. Durante a vida, muitos de nós somos levados a pensar que, no âmbito profissional, o objetivo máximo é um bom salário: contudo, parte da minha missão na transição de carreira é, justamente, te ajudar e enxergar além. Um bom relacionamento com os colegas de trabalho, desenvolvimento e crescimento profissional, satisfação pessoal e outros fatores também são extremamente importantes e impactam a sua vida em outras áreas.
Por isso, a transição de carreira pode ser uma solução para aquele aperto no coração de domingo à noite, muitas vezes associados ao início de uma nova semana num trabalho que não te satisfaz. O seu corpo fala, e escutá-lo pode ser a resposta para saber se está na hora de transacionar profissionalmente.
E, entenda: a transação profissional não necessariamente te obriga a mudar de empresa. Muitas vezes, no seu atual ambiente, existem outras oportunidades que se adequam melhor aos seus propósitos e são meios excelentes para você alcançar seu objetivo final. Vale, também, reforçar que uma vez que determinado objetivo tenha sido alcançado, não significa que você deva parar! Toda a nossa existência é moldada por aquilo que nos impulsiona a seguir em frente, conquistando cada vez mais as oportunidades que surgem no futuro.
A transição de carreira pode ser a resposta para um descontentamento mais profundo do que você imagina. Saber identificar o momento de realizá-la, pode te ajudar a ter muito mais felicidade, tranquilidade e satisfação em todos os âmbitos da vida. E, da minha parte, será um prazer poder te ajudar nessa jornada incrível!
Cris Jesus é Empresária Consultora e Mentora Empresarial
Σχόλια