A NR-23 é uma norma regulamentadora que visa determinar quais são as medidas de proteção e combate a incêndios a serem adotadas pelas empresas em todos os casos. Ela traz uma série de disposições que orienta o que deve ser feito para proteger os colaboradores e o patrimônio em caso de incêndio.
A NR-23 não visa, necessariamente, impedir ou identificar a causa de um incêndio, mas sim proteger contra sua ação e combatê-lo.
Na norma regulamentadora 23, estão disposições como:
• Proteção contra incêndios;
• Saídas de emergência;
• Equipamentos de combate;
• Treinamento de incêndio.
Qual a importância da NR-23?
Uma vez que as empresas estejam bem orientadas referente ao combate e proteção a incêndios, os índices de acidentes e óbitos decorrentes de situações como esta tendem a diminuir drasticamente.
Também é de suma importância que haja um grupo de colaboradores treinados para lidar com este tipo de situação, orientando os demais.
O conhecimento desta norma é imprescindível para conduzir uma situação de incêndio sem que haja feridos.
Empresas de todos os portes devem observar o cumprimento da norma, ou estarão sujeitas a multas e penalizações nas disposições legais.
A Usina Açucareira Guaíra realizou o treinamento reciclagem NR-23 – Brigada de incêndio florestal nos dias 08 e 09 de dezembro de 2021. Os colaboradores estiveram juntos em um tempo de aprendizados e troca de experiências sobre situações e recursos para lidar com incêndios de forma segura e eficaz.
A reciclagem é essencial para que os conhecimentos sejam atualizados à medida que as tecnologias e ferramentas avançam e as técnicas de proteção são aprimoradas.
O treinamento na NR-23 é imprescindível para que os colaboradores de uma empresa saibam exatamente como proceder em caso de incêndio.
Se você quer garantir a segurança e proteção dos seus colaboradores e de seu patrimônio, além de estar em dia com as exigências legais da NR-23, acesse o site da Gente Mais Digital e saiba mais!
Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob orientação da jornalista Thayná Fogaça.
Commentaires