Prática e teoria juntas, em conjunção perfeita, integrando-se com um só foco, o resultado transformado em sucesso.
“Se percebemos que a vida realmente tem um sentido, percebemos também que somos úteis uns aos outros. Ser um ser humano é trabalhar por algo além de si mesmo”. (Viktor Frankl)
Mais do que palavras, o neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl evoca o perigo que a falta de sentido traz para a vida e o impacto disso nas nossas mentes.
Muito cedo percebeu, na situação mais limitante que um ser humano pode passar, que a existência de um propósito forte, tornaria a vida mais longa, apesar da situação trágica vivenciada. As pessoas que suportavam mais, tinham algo fora dali que era muito relevante e elas iriam fazer de tudo para suportar aquele momento e conseguir alcançar o que ainda precisava ser realizado.
Existe uma força motora por trás desse pensamento, a ideia de que o que mais motiva os seres humanos é a busca do sentido, do propósito.
Mas o que é propósito? Será que você já encontrou o seu?
O propósito não é o mesmo que dar significado para alguma coisa, embora os conceitos estejam relacionados.
Dar significado é “dar valor”. Ter propósito é fazer algo significante, ou seja, “trazer valor” para algo. É o meu movimento – não apenas o pensamento – quando me coloco na vida para realizar alguma coisa, é ação.
O propósito é o que me motiva, que traz sentido à minha vida, influencia minhas decisões e meu comportamento. Vem de dentro, ninguém pode impor... e vai além de mim.
A busca pelo propósito é comparável a uma marcha onde o caminho não está visível, algumas pedras estão no percurso, em alguns momentos o terreno é pantanosa e a vontade de recuar é grande. Autoconhecimento é a chave para trilhar a jornada. É o mapa e é a bússola, é o instrumento que vai limpar o percurso, tornar mais seguro cada passo dado, mostrar a direção.
Toda jornada começa com um primeiro passo. Assuma a responsabilidade pela sua vida. Busque a razão das suas atitudes e os motivos do seu comportamento. Procure saber exatamente o que deseja, quais são seus objetivos e o que pode fazer para atingi-los. Aprenda a estabelecer metas precisas e concretas.
Pergunte a si mesmo onde quer estar daqui a determinado tempo e trace seu rumo até lá. Pergunte a si mesmo qual marca quer deixar no mundo, para aqueles que estão próximos nessa aventura e também para aqueles que apenas assistirão o seu sucesso. Porém, não se esqueça, uma das perguntas mais importantes é: Quais são os sacrifícios que está disposto a fazer, para atingir o seu propósito? O caminho é uma escolha, escolher é desafiador e por vezes carrega uma dor momentânea.
Faça com que cada etapa dessa grande jornada rumo ao seu propósito valha a pena!
É só você, e mais ninguém, que pode alcançar o seu objetivo maior. Não esteja apenas envolvido, esteja comprometido. Não tente, faça!
Espero que este bate-papo tenha surtido um efeito na sua busca profissional e também pessoal. Vamos falar mais disso nos próximos encontros, Café com Limão.
Ótima reflexão Ricardo! Parabéns!