Prática e teoria juntas, em conjunção perfeita, integrando-se com um só foco, o resultado transformado em sucesso.
“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”
(Sêneca)
Nas sábias palavras do filósofo romano Sêneca temos o vislumbre do nosso comportamento quanto ao nosso propósito. Preciso saber em qual porto vou atracar, Também preciso colher as habilidades necessárias para navegar nesse mar da minha carreira, onde haverá momentos de calmaria e outros tantos de tempestade.
Em nosso encontro anterior, falamos sobre a jornada e o primeiro passo que deve ser dado para cumpri-la. Falamos de motivo e razão, de comportamento e atitude.
Caminhe rumo ao seu propósito, mas antes planeje seus passos!
Iniciar a caminhada requer saber para onde rumar, como já dito aqui. Onde você pretende chegar? Visualize, imagine, acostume-se ao exercício da reflexão. Analise o seu momento atual e contraponha-o ao momento desejado. Estabelecer as metas é olhar para os recursos existentes, saber o que se tem hoje e o que será preciso buscar, quer sejam recursos de aprendizado formal educacional, quer sejam recursos emocionais e até mesmo financeiros. Estabeleça como irá navegar nesse mar, transforme o seu barco em um grande navio capaz de te transportar com segurança.
Caminhe sobre a sua linha do tempo!
Um exercício que pode te auxiliar nesse momento é o de “caminhar sobre a sua linha do tempo”. Relembre os momentos de sucesso da sua vida, da sua carreira, até mesmo da sua infância. Resgate os recursos que usou em cada um desses momentos, sinta-os novamente e traga-os para o momento presente. Use esses mesmos recursos para resolver as novas situações que se apresentam. Aqueles talentos já usados valem ouro, se puderem ser recuperados e colocados em prática mais uma vez.
Deixe para trás o ócio!
Deixe para trás a procrastinação, a ociosidade. A boa jornada é aquela que começa aqui e agora, não amanhã ou na segunda-feira que vem. As oportunidades passam e a providência não te auxiliará se você não levantar e andar. O conforto nos atrai, nos torna complacentes e tira a nossa gana e garra. Fuja da sua zona de conforto!
Haverá obstáculo, claro que sim. Mas a pior sensação é a do tempo perdido, a de deixar escapar a maior oportunidade de nossas vidas, a de alcançar o nosso propósito.
Assertividade e resolutividade.
Resolva hoje. Resolva da melhor forma possível, usando todo o seu talento. Tenha coragem de agir e presta atenção aos seus relacionamentos, quer sejam pessoais ou profissionais. Repare como você se comporta com as pessoas ao seu redor. Você é claro e objetivo? Sua comunicação atende aos seus anseios e aos anseios do seu interlocutor? Preste atenção a isso e corrija em cada oportunidade. Comunique-se melhor, assertivamente, e perceberá que receberá em troca a mesma assertividade.
Não tem segredo, tampouco mágica!
Espero que este bate-papo tenha surtido mais efeito na sua busca profissional e também pessoal. Nos encontramos no próximo Café com Limão.
Commentaires