Por muitos anos atuando em empresas pude observar o comportamento das pessoas em relação ao seu emprego, a sua atividade laborativa. Digo isto, pois poucos estabeleciam um prazo de dedicação e competência com ótimos resultados para pleitear um crescimento horizontal ou vertical em suas carreiras e, se não houvessem possibilidades, claro checavam o mercado em busca de novos desafios profissionais.
Muitas vezes a empresa admite profissionais excelentes porem não há espaço para o seu desenvolvimento e em curto espaço de tempo perdem todo o investimento e tem que recomeçar do ZERO, o que é lamentável;. Dizíamos que era BOEINGS descendo no Campo de Marte ou seja desconfortável para aterrissar, permanecer e decolar, não é verdade?
Outros mesmo insatisfeitos não tem iniciativa para buscar a sua realização profissional e preferem permanecer na empresa e em alguns casos emergem críticas a empresa, a estrutura, o gestor, os benefícios, as condições de trabalho, o salário etc.
Claro quando não estou satisfeito e permaneço neste estado de comodismo e letargia, a parte física e emocional são afetadas, principalmente nesta pandemia . Passam anos e, não há nenhum movimento ou motivação para identificar novas oportunidades que me tragam prazer e satisfação.
Aí ocorre a demissão que o pega de surpresa, fica chocado, com ansiedade, depressão, abatido, triste, angustiado, baixa estima, criticando a empresa que o demitiu, quando na realidade este profissional deveria avaliar o quanto a sua falta de iniciativa o prejudicou.
Sempre dois olhares, um para a empresa e as oportunidades e outro para o mercado de trabalho. Temos sempre que atuar com prazos para o nosso crescimento e administrar a nossa Carreira Profissional com objetividade e não nos prendermos aos vícios da permanência indesejada.
Recebo muitos candidatos, pois atuo com Job Hunter ou seja, logo após a demissão nos procuram para a Transição de Carreira. Alguns sem a mínima possibilidade de enfrentarem Processos Seletivos e sim cuidarem primeiramente de sua saúde física e mental e após recuperados dos traumas de uma demissão, identificarem novas oportunidades no mercado de trabalho.
Cuide de sua Carreira Profissional, não delegue a nenhuma empresa o seu crescimento e resultados, é o seu primeiro projeto e a primeira grande decisão de sua vida.
Acorde, enquanto há tempo e mãos a obra – SUCESSO
Pedro Morbach é Head e Job Hunter na Pedro Morbach Treinamento e Eventos Ltda, Palestrante Motivacional e colunista do Gente Mais Portal.
Comments