Você, com certeza, já deve ter ouvido falar do TikTok – o aplicativo de vídeos curtos que tomou uma proporção gigantesca, principalmente no início da pandemia COVID-19 – ou já assistiu algum Reels no Instagram.
Os vídeos mais famosos são desafios de dança, maquiagem, conteúdos rápidos e que entretém o público. Mas em que momento esse assunto se relaciona com o ambiente empresarial?
A resposta está no imenso número de alcance que esses conteúdos atingem e na facilidade de consumo de forma rápida. Os vídeos nas duas modalidades tem, no máximo, 60 segundos e são entregues de acordo com as preferências do usuário, ou seja, o algoritmo é muito bem explorado, o público fica preso em um vídeo e o aplicativo sugere similares, criando um ciclo vicioso.
Uma empresa que busca o sucesso deve desenvolver sua habilidade de comunicação e entrega de conteúdo de valor aos clientes, e esse tipo de vídeo é uma forte alternativa para aumentar o engajamento em suas redes.
Essas redes sociais contam também com publicações patrocinadas, o que pode ser uma alternativa para empresas que não querem depender somente do algoritmo – que pode e irá falhar – e que querem impulsionar seu nome. Utilizando essas ferramentas fica muito mais fácil de enviar a mensagem ao público alvo assertivamente.
É através de vídeos que mostrem rapidamente a visão da organização sobre algum assunto, que citem curiosidades e informações rápidas sobre um tema relevante, compartilhem o processo de trabalho ou até mesmo que mostrem o lado descontraído da equipe, é que o cliente será atraído não só pelos produtos oferecidos, como também pelo valor que foi explorado.
Ademais, o sucesso dos aplicativos é tão grande que impulsionam o mercado de forma direta. Se uma música torna-se viral nos vídeos, os números dela em redes como Spotify e Deezer também aumentam de forma gigantesca, por exemplo. Um objeto que é recorrente em vídeos como os famosos Fidget Toys vende como nunca antes, tudo por causa da influência.
Por isso é tão importante estar atento às novidades, pois aquilo que, por vezes, julgamos ser inofensivo, pode estar gerando um movimento mundial bem à frente de nossos olhos. O filósofo francês Lipovetsky afirmava que a mídia e a moda moldam o caráter, e o pensamento mostra-se atual até hoje.
E falando em influência, não podemos ignorar os criadores de conteúdo das plataformas, que ditam as famosas trends – ou seja, tendências – que estarão em alta em determinado período. Essas pessoas tem um poder muito grande em suas mãos por influenciarem até mesmo crianças – que sim, movimentam o mercado através de seus pais – e adultos, com a indicação de produtos ou empresas. Apesar de ser recorrente a parceria com influenciadores, é importante ressaltar que vídeos como esse podem e irão funcionar. São ferramentas diferentes, mas que levam ao mesmo objetivo: o sucesso.
À luz do exposto, conclui-se que o Reels e o Tiktok tem um grande poder de influência e alcance de público, seja por meio de conteúdo viral ou influenciadores da plataforma, e é importante que o ambiente empresarial explore essa ferramenta para que esteja atualizado com as tendências mundiais e mostrando-se presente no cotidiano dos clientes, agregando valor e concretizando seu papel também nas redes sociais.
Isabelle Apolinário Estagiária Gente Mais sob orientação da jornalista Thayná Fogaça.
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