Eu nunca gostei de vendas – pelo menos era isso que eu pensava, comecei a entender que vender é maravilhoso quando comecei usar as vendas como ferramenta para atingir meus sonhos, eu comecei pensando como eu posso pagar minha faculdade, eu naquela época já era mãe, e o dinheiro vinha do meu trabalho CLT – então pra conseguir pagar uma faculdade eu precisaria de uma renda complementar, foi quando eu percebi que o dinheiro é uma energia que passa de uma pessoa pra outra, e foi quando eu entendi que eu precisa trocar algo de valor pelo dinheiro que eu precisava – e percebi que isso é vender.
Também quero salientar a falta de tempo, pois eu trabalhava o dia inteiro e a noite estaria na faculdade, que horas eu poderia encaixar outra atividade? Tinha que ser algo que não ocupasse mais o tempo que eu já não teria. Quando vi uma moça que passava todos os dias oferecendo trufas de chocolate, e pensei eu posso começar a vender trufas, fiz uma conta rápida de quanto eu precisaria para vender para atingir a meta de pagar a faculdade, mas tinha que pensar na estratégia de conseguir um fornecedor que fizesse um valor bom para eu ter uma margem de lucro e não precisar aprender a fazer as trufas, até porque eu não tinha esse tempo. Bom vou resumir que deu certo – eu consegui vendendo trufas pagar a minha faculdade.
Quais lições tenho levado para meus treinamentos e palestrar sobre essa história:
Sua falta de visão temporária, não pode ser uma justificativa para te parar, aprenda ser um solucionador de problemas, faça perguntas poderosas que possam te fortalecer em busca do seu objetivo. Ex. Quando eu queria fazer a faculdade eu me perguntava: Como eu posso produzir o dinheiro para cursar a faculdade que eu quero sem precisar aumentar meu tempo de trabalho? E sua mente vai começar a buscar estratégias para você.
O apoio que você espera dos outros, não pode ser um fator decisivo na sua vida. Seus pais, seu cônjuge, seus amigos não vão te apoiar até sentir que você está verdadeiramente comprometido com seus objetivos, a primeira pessoa que precisa acreditar nos seus planos é você mesmo.
Transferir a culpa para os outros, não resolve sua falta de ação, se você quer algo verdadeiramente, precisa ter a coragem e a ousadia de levantar e ir em busca do que você deseja.
Aprender vender só vai te ajudar, temos uma legião de bons profissionais porém mal sucedidos porque não sabem vender. Se vender se autopromover também é uma venda.
Reconheça seus recursos para triplicar seus ganhos, presta atenção onde você mesmo está se sabotando:
A falta maturidade – presta atenção no tempo que está dedicando a determinadas atividades, essas atividades te afastam ou te aproximam dos seus objetivos?!
A sua incompetência - quando você não consegue competir, quando você não se prepara para ser o melhor dentro dos seus recursos, quantos livros você leu sobre o assunto que você quer ser referência? Quantos cursos você fez para se qualificar ainda mais? Quantos contatos com pessoas chaves para que você consiga atingir seu objetivo? Presta atenção no caminho – o sucesso é uma construção, não um ponto final.
Suas atitudes estão condizentes com os seus objetivos? Presta atenção nas suas ações - Visão sem ação é só sonho; ação sem visão é passatempo.
Acompanhe sua efetividade, presta atenção nos seus números, se você quer pagar sua faculdade, quantas trufas precisa vender por dia? Quais sabores vende mais? Para quantas pessoa eu ofereço para conseguir vender o número que preciso? Isso te ajudar errar menos.
E pro fim quero reforçar: Aprender vender só vai te ajudar, temos uma legião de bons profissionais porém mal sucedidos porque não sabem vender.
Se vender se autopromover também é uma venda.
Comments