Você tem consciência que uma cultura tóxica é a maior força de expulsão das pessoas talentosas das empresas?
Nós vivemos em um mundo com uma disputa ferrenha em diversas áreas pelos talentos, que estão muito excessos. Em função disto, estes podem escolher onde vão trabalhar.
As empresas precisam dos profissionais talentosos para ajudarem a criar as melhores estratégias e implementá-las, para simplificarem os processos, para entenderem melhor como os clientes querem ser atendidos e como encantá-los. Para criarem os meios para que a empresa possa se reinventar e manter-se à frente da concorrência.
Para atrair os melhores profissionais as empresas precisam oferecer um ambiente de valorização dos colaboradores, um ambiente permeado pela confiança nas relações e onde exista um senso de pertencimento. Além disto, flexibilidade de horários, potencial de crescimento e salário / benefícios justos são esperados.
Nada disto terá sucesso caso os cargos de liderança não estejam ocupados por pessoas conscientes do seu papel como treinadores, incentivadores, apoiadores, mentores e facilitadores. Pessoas seguras de si e das suas potencialidades e que não temem ter ao seu lado os melhores profissionais.
Alguns dos motivos que causam a perda de um talento em uma organização são: falta de confiança no trabalho do colaborador, falta de metas claras e objetivas, nível de cobrança exagerado, alto nível de pressão por resultado e falta de apoio e autonomia.
Eu prefiro achar que ninguém é um mal líder porque quer e sim por falta de consciência e orientação. Neste sentido, a seguir te apresento algumas perguntas para fomentar a sua reflexão,
Você confia no seu time?
Como você se vê com relação ao microgerenciamento?
Você contamina ou contagia o seu time?
Qual é o seu nível de inteligência emocional?
Qual é a sua capacidade de atuar de forma colaborativa?
Você consegue ter empatia com a sua equipe?
Você é capaz de dar autonomia para a sua equipe?
Octavio Alves Junior é Executivo Internacional, Treinador de Soft Skills, Especialista em Liderança, Professor MBA FGV, Podcaster e colunista do Gente Mais Portal.
Comentários