Você já parou para pensar no sentido da vida? Muitos de nós fomos ensinados que devemos encontrar algo que nos faça feliz. Por isso, diversas vezes nos pegamos perguntando sobre o que seria nosso propósito de vida.
Se você já se fez esses questionamentos, parabéns! Você faz parte de um grande grupo de pessoas que gostariam de ter uma vida com propósito, que pretendem deixar a sua marca no mundo.
O problema é que todos os dias, bilhões de pessoas ao redor do mundo seguem suas rotinas, sem se perguntar qual é o propósito de suas vidas. Mas, vez ou outra, em meio à multidão, alguém pode se questionar: para onde isso que eu faço todos os dias vai me levar?
Um estudo conduzido por três pesquisadores de universidades inglesas (College London, Princeton University e Stony Brook University) descobriu que pessoas que viam sentido real no que faziam tinham 30% menos chances de morrer do que as demais.
Mas, porque é tão difícil descobrir nosso propósito?
Em 2017 eu resolvi que queria deixar um legado muito grande para o mundo.
Há algum tempo eu palestro em eventos pelo Brasil todo, mas em 2017 eu resolvi fazer algo além. Eu resolvi realizar um evento de empoderamento feminino na África, mais precisamente em Moçambique, Maputo. Pensei que uma ação desse tamanho deixaria meu legado, podemos dizer “MAIOR”. Me faria me sentir uma pessoa mais importante.
Atravessei o oceano para ter uma das maiores e mais lindas lições da minha vida.
Aprendi que meu legado já estava sendo plantado desde meu nascimento...e que eu não precisava atravessar o oceano para ter uma vida com mais proposito.
Do outro lado do oceano eu aprendi, que se você realmente deseja fazer o bem, você não precisa de um palco para isso...você só precisa utilizar bem os dons que Deus lhe deu, com todas as pessoas ao seu redor, em todos os momentos de sua vida.
Nesse evento, eu palestrei para mais de 200 pessoas, que compraram ingressos para me ouvir falar. Eu as toquei e elas me tocaram.
Mas ninguém me tocou mais do que o DJ que estava trabalhando no evento. Ele mostrou o que é aplicar seu proposito para um beneficio maior. Ele não escolheu ser apenas DJ naquele evento...ele escolheu fazer a diferença.
O evento não teria sido um sucesso sem ele.
E ao final de tudo, passado dias do evento, sem ele saber ao certo o horário da nossa embarcação para o Brasil, tendo apenas anotado o dia da nossa partida...ele foi para o aeroporto bem cedo, e ficou o dia todo nos esperando...para ter a oportunidade de se despedir, e dizer o quanto o evento o tocou.
Como assim? O evento não era para ele...ele estava apenas trabalhando lá.
E então eu compreendi, que nosso legado é plantado, dia após dia...nas pequenas ações que tomamos com as pessoas a nossa volta.
As vezes passamos a vida inteira aguardando o céu se abrir e as trombetas tocarem para nos avisar sobre qual é nosso proposito, quando na verdade, o que precisamos é apenas olhar a nossa volta e prestar atenção no que estamos fazendo agora.
Voltando para o Brasil, fui buscar compreender melhor o que tinha acontecido comigo e percebi que eu não estava sozinha. Haviam muitas pessoas que queriam deixar seu legado, mas que tinham perdido de vista aquilo que realmente importava: as pessoas mais próximas.
Por exemplo, estar fazendo essa palestra agora, é a coisa mais importante da minha vida. E você deve estar se perguntando: Nossa que proposito magico da Tati.
Mas meu grande desafio, que me ajuda a cumprir verdadeiramente meu proposito está fora do palco, nas pessoas do meu convívio diário, pois no meu dia a dia, elas devem ser a coisa mais importante para mim.
O fato é que é muito mais difícil causar impacto perto de nós, pois no dia a dia as vezes agimos como pessoas diferentes do que quando estamos nos “palcos” da vida.
A pergunta é porque?
Eu trouxe 5 pontos importantes para refletir sobre seu legado. Esses pontos vão lhe ajudar a mudar a rota se necessário, assim como eu precisei também fazer e continuo precisando rever de vez em quando:
1) Ao acordar, o quanto você reflete sobre a graça de estar vivo?
2) Quantos “Te amo” você espalha na sua casa antes de sair para o trabalho?
3) Como você age com as pessoas a sua volta no trabalho?
4) E as pessoas desconhecidas que passam por você, como você as trata?
5) O quanto você se dedica para cumprir com excelência as atividades profissionais que a vida lhe deu?
Seu valor não está no que você faz, mas em como você escolher fazer o que você faz!
Se eu pudesse lhe fazer um pedido agora, eu lhe pediria para ser mais grato com o que a vida já lhe deu. Pediria para você perceber que o proposito da sua vida está mais perto do que você imagina, basta querer enxerga-lo.
Comments