O ESG, ou Environmental, Social and Governance é um termo utilizado para estabelecer o nível de comprometimento de empresas com os meios de minimizar os impactos ao meio ambiente, em se preocupar com as pessoas e adotar boas práticas administrativas.
O ESG é dividido em três pilares:
ENVIRONMENTAL (AMBIENTAL)
Esse pilar faz relação às práticas corporativas voltadas ao meio ambiente. Ou seja: a empresa precisa ter iniciativas para proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e impactar positivamente o meio ambiente.
SOCIAL
O pilar social está relacionado à responsabilidade social e ao impacto da empresa em prol da comunidade. Desta forma, é necessário que a corporação esteja engajada socialmente, englobando políticas de diversidade para o ambiente de trabalho.
GOVERNANCE OU GOVERNANÇA
Governance está ligado às políticas de administração da empresa. Assim, investindo em ferramentas que impeçam a corrupção, discriminação ou assédio.
Com o passar dos anos, a cobrança por sustentabilidade e o impacto das empresas no meio ambiente tem crescido constantemente.
Isso se dá porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas à responsabilidade social e com a postura das empresas diante delas. Isso faz com que as instituições passem a olhar mais longe do que somente as questões financeiras e passam a considerar os seus impactos ambientais e sociais.
Isabelle Apolinário, estagiária Gente Mais, sob orientação da jornalista Thayná Fogaça.
Comentarios