Esta pergunta é baseada em um artigo que li recentemente em que um Gerente de Recursos Humanos candidato à uma posição em uma empresa foi entrevistado pelo CEO e a Ele fez uma pergunta: Qual era o objetivo a a expectativa em relação ao RH e a resposta do CEO foi a folha de pagamento.
O candidato educadamente, agradeceu e retirou-se decepcionado, embora precisava do emprego., claro que pensava em uma proposta que lhe permitisse desenvolvimento e um programa de trabalho desafiador. Existem muitos casos similares em nossa área. Será que não existem outras preocupações além da folha de pagamento, encargos etc? Reduzir a folha de pagamento significa em muitos casos, reduzir salários, benefícios, mão de obra, terceirizar serviços e setores sem a certeza de que a troca valerá a pena e muitas outras decisões. Este tipo de empresa que não tem uma visão estratégica, de mercado e, adota a estagnação a, falta de coragem de seu Lider maior está fadada ao insucesso.
Penso que quando temos um executivo com uma visão progressista, inovadora, estratégica, empreendedora, olhando o mercado e implantando modernas práticas e técnicas na gestão de gente as preocupações com a folha de pagamento desaparecem. Remunerar bem, contratar profissionais competentes que farão a diferença, investir em desenvolvimento, cuidar da permanência destes profissionais através de politicas humanizadas, diferenciadas e de meritocracia, proporcionando liberdade de atuação com o atingimento ou superação de metas ou resultados, liberando todos os recursos necessários para o bom desempenho das atividades, o resultado será uma realidade em questão de tempo. Só teremos produtos de qualidade se tivermos profissionais preparados para o desenvolvimento da tecnologia que o produto exige.
Claro que haverá concorrência no mercado, porem a empresa estará preparada para enfrentar estes desafios pois a sua base estará sólida, com uma estrutura definida, apoiada por uma clima saudável com o comprometimento do seu grupo de colaboradores ao objetivos definidos na carta de princípios que norteiam a organização. Pensar grande, ousar, ser arrojado e focado são itens quem empreende e, quer crescer. Tornem o RH, protagonista. Pensem nisso.
Pedro Morbach é Head e Job Hunter, Palestrante Motivacional, atuando na PEDRO MORBACH Treinamento e Eventos Ltda e colunista do Portal Gente Mais.
Comentarios