top of page
Pedro Morbach

Rh – Profissionais Inteligentes X comportamentos humildes, EXISTEM?

Sim existem, não são todos não. Por alguns anos observei que profissionais inteligentes ou como costuma-se dizer acima da média ou um ponto fora da curva, costumam ser seduzidos por se sentirem diferentes e não tratam com o respeito á aqueles que consigo trabalham ou são seus subordinados, chegando até preconceitos, claro inaceitáveis.


Muitas críticas existiam sobre comportamentos de pessoas que se julgam superiores ás demais pela formação, recursos financeiros, bens patrimoniais, chegando-se ao cúmulo de competir por Escolas de primeira linha ou cargos na Organização.


Muitos são contratados e crescem pelos seus atributos técnicos, acadêmicos, competentes em suas áreas de atuação, porém será o suficiente? Sem dizer que muitas vezes perdemos um excelente técnico e ganhamos um péssimo gestor em promoções equivocadas.


Será que o Lider ou o Gestor, hoje está na moda esta terminologia, não tem que ter comportamentos de associação, como humildade, tolerância, companheirismo, simplicidade, paciência, compreensão, ser bom ouvinte, justo, aconselhador, orientando a carreira de seus colaboradores para uma melhor performance e crescimento? Claro que sim, é também o seu papel.


Muitos comentavam que o seu Gestor era excelente e muito preocupado com o bem estar pessoal, familiar e profissional, sempre atento, educado, gentil e colaborador para com todos. Enquanto outros diziam que o Gestor era intragável, intratável, sempre com a soberba, orgulho e a vaidade expressa, característica de quem não estava preparado para assumir papéis de liderança.


Conhecer a técnica, ser um excelente profissional , até conquistar bons e representativos resultados, não lhe confere condições se não conhecer o SER HUMANO, pois pessoas são pura emoção e muitos desconhecem esta realidade principalmente os de áreas técnica ou formação em exatas… Os que conhecem e dominam estas emoções que transbordam de cada SER HUMANO, sempre serão bem sucedidos.


Ouvi de um grande executivo que quando se formou em Engenharia percebeu que não reunia as mínimas condição de liderar pessoas e, correndo foi buscar o aprendizado. Dá para pensar e repensar quando entregarmos um cargo de liderança a alguém não preparado pela ótica que comentei, Não é verdade?


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page