Já ouviu falar nesse termo? Senão ouvir, sem dúvida você vai esbarrar nela por ai. Pois bem! Resiliência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura.
Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela distensão do material – como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.
Como funciona a resiliência no mundo dos negócios?
Atualmente, a resiliência é muito utilizada no mundo dos negócios. Esta, é usada como adjetivo para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional. Então, as pessoas resilientes são aquelas dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio
Um profissional com tal característica, detém um diferencial competitivo muito grande. Pois ficará a frente de profissionais que podem ser capacitados e diferenciados tecnicamente, mas que no âmbito comportamental deixam a desejar.
Geralmente, é o que acontece na maioria dos casos em cargos de Gestão, por exemplo. São profissionais altamente técnicos, que não possuem habilidade e flexibilidade necessária ao cargo.
Qual a importância de ser um profissional resiliente?
Um bom exemplo disso seria um Supervisor Comercial, que deve trabalhar sob toda pressão da diretoria para obtenção de métricas. Mas em contrapartida, tem a pressão da equipe por melhores salários ou benefícios, e ainda a pressão do cliente exigindo mais prazo ou maiores descontos.
Esse profissional pode ter feito faculdade de Marketing, MBA em qualquer área que você possa imaginar, morado fora do país e contar com um enorme e graduado currículo. Entretanto, se ele não for capaz de agir de forma resiliente o bastante para trabalhar sobre essa pressão, ele não irá atingir o sucesso na carreira.
Um profissional aspirante ao sucesso, utiliza a pressão ao seu favor. Esta deve servir de oxigênio para novas conquistas e melhoria continua. Pois como vimos, ela pode ser responsável pelo seu desenvolvimento e desempenho, consequentemente sua progressão de carreira.
E se você não conseguir trabalhar sob pressão?
Caso você não consiga trabalhar sob pressão, deixe claro para sua gerencia. É preciso assumir se o seu preparo e maturidade para o qual, é suficiente. Mas caso ache que dá conta do desafio, e se for conveniente, tente assumir aos poucos, responsabilidades que não assumia até então.
E você já se viu nesse papel? Trabalha sob pressão? Se sim, ótima oportunidade para treinar sua resiliência. Se não, cuidado, você pode estar sendo poupado, porque sua Gerencia não acredita no seu potencial comportamental, e isso pode implicar em cargos estritamente operacionais para o resto da carreira.
Por isso a Gente Mais Consultoria e Treinamento, te ajuda a repensar sua carreira. Para isso conheça os conteúdos exclusivos sobre treinamentos comportamentais e inteligência emocional. Se precisar de mais informações ou dicas que não estejam neste post, mande para nós uma mensagem ou comentário e faremos o possível para te ajudar nessa busca!
Acompanhe a Gente!
Para mais informações entre em contato com a Gente Mais: Fone: (14) 3227-9558 | (14) 3214-3335 Email: gentemais@gentemais.com.br Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 23-40 17012-056 – Bauru / SP
Comments