top of page
Silvio Rocha

Reflexões sobre Agilidade

Compartilho uma coleção de pensamentos que tenho escrito na minha caminhada de aprendizado da agilidade. Tenho buscado um aprofundamento do entendimento e da aplicação da agilidade na vida e suas diversas áreas, seja profissional, pessoal, acadêmica, entre outras. Em todas as áreas da vida temos desafios a serem superados, conquistas a serem alcançadas e pessoas a serem encantadas. Espero que esses pensamentos provoquem boas reflexões e ações, afinal, agir é que faz a diferença. Seja ágil!

Qual a diferença entre agilidade e pressa? Muitas vezes confundimos agilidade com pressa. Pressa está associado a falta de calma ou paciência ao agir (ao ser ágil). A agilidade no campo que estamos propondo que é do comportamento, está associado a leveza, a simplicidade, a adaptabilidade, empatia, foco em ciclos e ação. Adote esses comportamentos e tenha alta performance de vida.


Como você toma decisões em sua vida? Aprender sobre agilidade, seus conceitos, ferramentas, técnicas, está tudo disponível no nosso mundo exterior. Podemos aprender em cursos, sites, no trabalho, com amigos, enfim, mas será que aprender tudo sobre agilidade é o suficiente para sermos ágeis. Acredito que não, pois podemos conhecer pessoas que não conhecem dos conceitos e formas de trabalho da agilidade, mas sãos pessoas ágeis em suas entregas/realizações. Acredito que a verdadeira mudança para uma atuação ágil se inicia no autoconhecimento, ou seja, como você se conhece/percebe como ser humano. Quais suas crenças, valores e princípios. Entender e perceber como você age nas situações, pode aliviar o estresse, reduzir erros, tornar-se mais inovador e melhorar o desempenho e os resultados no trabalho e na vida.


Como podemos ser mais criativos em nossa vida? A agilidade na minha opinião é uma questão de comportamento mais do que somente de forma de trabalho ou ferramentas. O desenvolvimento de qualquer produto ou serviço são feitos por pessoas, e elas devem estar motivadas a serem colaborativas para que se desenvolva algo de qualidade. É importante criar um ambiente psicológico onde as pessoas aceitam a vulnerabilidade, com base em crenças e valores positivos a respeito dos comportamentos de pertencimento, propósito, transparência e comunicação na relação estabelecida. A confiança gera criatividade para produzir valor e soluções inovadoras que atendem as necessidades humanas.


Como lidar como as mudanças constantes que vem acontecendo no mundo e em nossa vida? O ritmo e o fluxo estão presentes em nossa vida em várias situações, nas batidas do coração, na respiração, no piscar dos olhos, na música, entre outros. Na agilidade esses conceitos estão presentes e tornam-se um grande fator de sucesso para equipes e pessoas que desejam atuar com as formas de trabalho ou ferramentas ágeis. Em uma equipe onde não se conhece ou não se estabelece a intensidade do trabalho, ou seja, o quanto deve-se produzir em uma unidade de tempo pode-se causar conflitos, desanimo, estresse e atrasos. E provavelmente a causa disso seja o fluxo equivocado de trabalho, ou seja, as pessoas não sabem como produzir (forma do trabalho) o que lhes foi pedido e em que ritmo (movimento). Busque o fluxo e tenha um ritmo.


Quantos sonhos e conquistas você tem deixado pela metade em sua vida? Cuidado, podemos estar com síndrome de desperdício. Desperdiçando talentos, energia, saúde, dinheiro, entre outras coisas. Estudos demonstram o quanto isso impacta na produtividade, gerando cerca de 85% de esforço desperdiçado em nossa vida. Fazer algo pela metade é, no fundo, não fazer nada. Então, o melhor caminho que podemos seguir é o da realização, mesmo que ocorram falhas, é melhor aprender e corrigir do que não agir. Ser ágil é percorrer o caminho, fazendo o melhor possível, com os recursos disponíveis, até que tenhamos melhores condições. Rejeite a passividade e aceite suas oportunidades.


Cite pessoas que você conhece que conseguiram vencer seus desafios? Quais características você reconhece nessas pessoas? Vivemos em um tempo de abundância de oportunidades e que as pessoas podem desfrutar, se aprenderem a se adaptar ao mundo em constante mudança. A capacidade do ser humano de superação, de reinventar a realidade de uma forma totalmente nova, de gerar novas experimentações e prosperar em um ambiente em mudança será um desafio constante. Então, responder às mudanças com agilidade e simplicidade é a chave para a realização, alinhado a capacidade emocional de manter um espírito permanente de desafio, de crescimento e de bem-estar com a própria vida.

25 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page