top of page
Fabian Bessoni

Quando um empreendedor falha como líder...

Atualizado: 22 de mar. de 2022

Se você acorda todos os dias com ideias inspiradoras, consegue enxergar falhas em vários outros negócios e tem certeza de que faria melhor que muitos outros empresários, você é dono de um espírito empreendedor! Agora ficou fácil, não ter chefe, escolhe onde vai ser a sua base e é só esperar o negócio prosperar e se tornar mais um CEO de sucesso!


Mais ou menos né!


Empreender é uma dura caminhada, e a maioria dos empreendedores torna suas vidas mais complicadas do que o necessário. Vejo todos os dias nas principais redes e na mídia especializada alguma coisa sobre algum fundador de um negócio altamente bem-sucedido deixando de lado ou saindo de sua própria empresa para abrir caminho a novas ideias ou uma melhor maneira de executar o negócio que ele criou. Alguns podem se perguntar como isso pode acontecer, mas raramente me surpreendo, afinal, os empreendedores são humanos, e embora possam ter grandes ideias e o impulso para o sucesso, eles podem não entender como construir uma equipe, como manter uma cultura positiva ou, em muitos casos, como liderar uma organização. Mas esses pontos cegos e armadilhas ao longo do caminho podem ser evitados ou corrigidos se o empreendedor observar alguns pontos que julgo importantes.


1. Medir suas competências para exercer a liderança

Conheço e converso com vários empreendedores que são péssimos líderes de pessoas e processos, e, de verdade isso não deveria ser um problema, somente uma fotografia. O dono de uma boa ideia, usualmente, dedica muitos anos e tempo para fazer o seu negócio evoluir, mas usando, em muitos casos, a força bruta nos negócios que ele conduz. Vejo alguns que são máquinas de ideias sensacionais, mas não conseguem inspirar pessoas com a mesma luz para se engajarem em seus negócios. Vejo que alguns questionamentos podem ser importantes para buscar entender seu nível de aderência à liderança:

· Você insiste em fazer tudo do seu jeito?

· Você é um grosseiro com o pessoal do escritório?

· As pessoas evitam vir até você com problemas?

Se a resposta para essas três perguntas foi “Sim” é momento para uma pausa.


2. Entenda e conheça suas fraquezas

Você pode ser muito bom em muitas coisas, mas tenha certeza que será efetivamente ruins em muitas outras. Isso pode parecer estranho, mas é como funcionamos, nenhum de nós é perfeito para tudo e não importa o quanto queira ou se dedique. Na medida que conheça melhor seus pontos fortes e fracos sobre o seu estilo de liderança, ou falta dele, trabalhe fortemente para fortalecer no que se destaca e nas suas fraquezas buscar pessoas que possam supri-las. Esse movimento vai te ajudar nas contratações que fizer e na maneira como você começa a redefinir seu papel, na medida que sua empresa cresce. A regra de ouro nesse caso é não parar no tempo, mude na velocidade da necessidade. Mesmo que durante uma grande quantidade de tempo você tenha sido o motor do seu negócio precisa entender a necessidade de mudar e seguir em frente e a única forma de fazer isso é sendo honesto consigo mesmo e aberto a mudanças.


3. Delegar responsabilidades

Definitivamente ninguém vai longe sozinho, por diversas razões, mas a mais importante de todas talvez seja que é necessário ter pessoas para administrar seu negócio. Você pode não ser uma pessoa que cuide bem de outras pessoas e pense que pode fazer tudo melhor, e tudo bem, mas trate de passar por cima disso ou se preparar para o mar da mediocridade. Se você mantiver essa mentalidade, seu negócio vai ruir e você será deixado sozinho com uma pilha de arrependimentos e provavelmente dívidas para acompanhar. Traga pessoas para o seu lado e delegue de forma genuína, não só oferecendo cargos que no final das contas não podem decidir nada. Deixe pessoas melhores que você fazerem o que fazem de melhor e você vai descobrir que o seu negócio pode funcionar melhor e você terá mais tempo para fazer o que você faz melhor.


4. Cultura, cultura e cultura

Bem, se já está entendido que não dá para tratar de tudo sozinho e que suas habilidades de liderança precisam de ajustes, vamos entender que já tem gente talentosa no seu time. Agora vem uma parte muito importante, que é disseminar a cultura com essa turma. Dar foco no resultado final em qualquer empresa é importante, mas os números aumentam quando uma organização está saudável e a equipe, além de confiar na liderança, conhece os detalhes do plano de crescimento, que precisa também ser claro. Eu acredito firmemente que pessoas com uma forte cultura e uma empresa honesta com eles são uma fortaleza quase inviolável. Para isso traga as pessoas para discutir e determinar um propósito central e valores fundamentais para sua organização e isso pode inspirar interna e externamente essa turma, permitindo que sua equipe faça seu melhor trabalho em um ambiente positivo e edificante. Preste atenção nas partes pessoais e profissionais da vida dos membros da sua equipe. Aproveite para comemorar vitórias e lidar com evenesses obstáculos na estrada como uma equipe coesa, não lançando culpa, mas se unindo para encontrar soluções que funcionem para todos. É demorado, e é um trabalho difícil, mas o benefício em forma de crescimento será visível e consistente.


5. Honestidade acima de tudo

Pode parecer óbvio, mas é importante que seus diretos conheçam todo o contexto do seu negócio, incluindo pontos problemáticos como finanças ou operações complexas, pois assim você terá uma blindagem extra nos momentos difíceis, e acredite eles virão. Verdadeiras lideranças ficam até o último suspiro, seja ele de dor ou alegria, desde que estejam incluídos no contexto da administração, caso contrário podem se sentir convidados a sair do seu negócio no primeiro sinal de problema, e não necessariamente por desistirem do projeto, mas por achar que não podem fazer nada por ele.


Ser empreendedor é trafegar por uma estrada que pode te levar muito longe, mas tenha em mente que é um negócio que precisa de muitos tipos de conhecimento e reconhecer o limite da sua experiência vai te colocar sempre em rota de crescimento, além disso confiar em pessoas que fazem o que você quer fazer ainda melhor do que você faz é a grande chave do sucesso. Olhar para frente e ser reconhecido como um grande líder, essa pode ser a fórmula mágica para ver seus números de negócios e cultura da empresa melhorar exponencialmente.


30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page