Muito se fala sobre inteligência emocional e da sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional. Desde a sua descoberta, outras habilidades também ganharam destaque, entre elas a Inteligência Relacional.
Mas, o que é isso? Resumidamente é a capacidade que uma pessoa tem de criar e sustentar relacionamentos, entender melhor cada perfil individual e desenvolver formas de estimular uma convivência positiva entre os membros de uma equipe, gerenciando melhor conflitos e crises.
Para construir relacionamentos mais poderosos, é necessário aprender a ouvir e refletir sobre o que foi dito e, então, conseguir criar argumentos para discutir de forma produtiva. Dessa maneira, é possível tomar decisões mais precisas e que tragam os melhores resultados. Além de ser capaz de influenciar outras pessoas para que as decisões do grupo tenham como centro o bem-estar da coletividade.
E aprender a se relacionar com os outros é algo muito importante nessa época em que o mundo digital está tão presente em nossas vidas, principalmente para entender que o mundo não gira em torno de si próprio.
Logo, primeiro o líder deve ter capacidade de lidar consigo mesmo, para depois lidar com o outro. Por isso, o autoconhecimento é o ponto de partida para adquirir Inteligência Relacional. Da profunda relação intrapessoal que você tem que ter com o seu eu interior até a interpessoal, que é quando você estabelece contato, afeto, trocas com as outras pessoas, tudo é inteligência relacional.
E como desenvolver a inteligência relacional?
Para adquirir essa habilidade é de extrema importância que você conheça as suas características. Assim, os exercícios de autoconhecimento o ajudarão a descobrir se tem as 5 atitudes necessárias para um líder com inteligência relacional:
· prestar atenção ao que fala para desenvolver relacionamentos de qualidade;
· saber a hora certa de questionar: procurar meios de ser mais eficiente é bom, mas ficar questionando cada detalhe de tudo que é feito prejudica o ambiente de trabalho, deixando o clima pesado;
· ser adaptável: antes de tomar alguma postura, procure entender o ambiente em que as pessoas vivem e se adeque a ele;
· para se relacionar bem com as pessoas é essencial retribuir; apenas pedir pode desgastar o relacionamento entre você e os seus colaboradores;
· conhecer pessoas fora do ambiente virtual: a internet ajuda muito a se criar relações, mas ver uma pessoa ao vivo aumenta a possibilidade de ela lembrar de você.
Quais são os benefícios da inteligência relacional na gestão da equipe e da empresa?
O desenvolvimento da inteligência relacional é uma excelente ferramenta para otimizar a gerência de sua equipe:
· adaptabilidade: ao conhecer melhor suas habilidades, fica mais fácil ser flexível e, consequentemente, adaptar-se a diversas situações deixa de ser um desafio;
· maior autocontrole: permite gerenciar crises e conflitos entre colaboradores de maneira mais eficiente;
· melhor capacidade de negociação: ao mostrar resultados e se provar como um líder eficaz, que além de manter bons relacionamentos é também capaz de trazer resultados, torna-se mais fácil convencer outros a seguir suas visões de negócio, assim cria-se possibilidades de atrair melhores oportunidades de negócio;
· legitimação das emoções do outro: essa é uma tarefa essencial para aumentar a confiança e produtividade de cada colaborador e, posteriormente, de todo o seu time;
· reconhecimento das competências de seus servidores: ao conhecê-los melhor, fica bem mais fácil dar os devidos créditos a seus valores e conquistas, o que os deixará ainda mais motivados para produzir resultados realmente eficientes;
· aumento da produtividade: a produtividade cresce a partir do momento em que é possível contar com as pessoas certas, ou seja, os colaboradores com as habilidades corretas para a função que exercem. Os problemas serão resolvidos rapidamente e de forma definitiva;
· respeito às diferenças — regra básica para o bom funcionamento de qualquer ambiente corporativo, já que aumenta a confiança entre todos e evita desentendimentos desnecessários;
· construção de uma cultura do respeito às diferenças: garantir que os relacionamentos interpessoais sejam equilibrados e que exista respeito genuíno e acolhimento às diferenças são características essenciais de um ambiente saudável e psicologicamente seguro, o que de fato é a inclusão. Promover a inclusão é garantir que a diversidade possa gerar valor a partir de suas singularidades.
A inteligência relacional torna a liderança capaz de conhecer melhor a si mesma, o ambiente a sua volta e as pessoas que fazem parte do seu universo. Com isso, é possível atuar de forma positiva e garantir que a pluralidade de pessoas conviva em harmonia na empresa.
Gestores que conseguem conciliar a inteligência racional com a inteligência relacional tendem a guiar com mais facilidade a sua equipe para o sucesso. Por isso, sempre procure meios de melhorar as suas habilidades relacionais e se tornar um bom líder.
Como o autoconhecimento não é uma tarefa fácil, você pode buscar a ajuda de um coach que vai lhe ajudar em todo esse processo de descoberta.
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