Liderar é um exercício que exige autoconhecimento e constante aprimoramento de habilidades e competências. Para obter o máximo de uma equipe, em um ambiente de confiança e colaboração, o líder precisa entender como seu estilo de liderança interfere no desempenho da equipe e na organização.
Um líder precisa atuar próximo de sua equipe ao ponto de fazê-la segui-lo de verdade, melhorando seu relacionamento com os liderados e progredindo em todos os trabalhos que realiza com eles.
Este líder entende que uma das suas principais características é sua capacidade de desenvolver novos líderes, por isso vê a si mesmo como responsável por mentorear igualmente cada um dos seus colaboradores diretos. Mentoring é uma responsabilidade da liderança, assim como treinar e dar feedback.
Os mentores se preocupam com seus liderados, transmitem suas experiências e conhecimentos. Também, orienta-os e estimula-os, dando-lhes a oportunidade de demonstrarem suas competências e habilidades profissionais. Ainda delega atividades e responsabilidades com competência. É flexível, não passa a mão na cabeça, ao contrário, age com firmeza e exerce sua posição de forma muito profissional.
As atitudes do líder mentor geram bons resultados na rotina do trabalho:
Se o líder compartilha o que sabe com seus liderados, eles estarão mais preparados e desempenharão melhor suas tarefas;
Se o líder compartilha com sua equipe os objetivos da sua área e os da organização, é natural que os colaboradores se tornem mais engajados ao visualizar um propósito maior no que fazem;
Se o colaborador encontra um ouvinte atento no líder, realmente interessado em escutar suas dificuldades e em oferecer orientação e conselhos para seu desenvolvimento, é bem provável que ele atue melhor, com mais autoconfiança.
Se o colaborador admira o seu líder e o tem como modelo, é certo que terá mais engajamento e mais estímulo para seguir as diretrizes do líder.
Agindo assim, um líder terá colaboradores mais preparados, mais valorizados e mais satisfeitos no trabalho, o que resulta em aumento da produtividade e, consequentemente, em maior resultado para a empresa. No final todos ganham.
Busque desenvolver as habilidades e competências necessárias, pois você, sua equipe e empresa só terão a ganhar com isso.
Édila Souza é Educadora Executiva e colunista do Gente Mais Portal.
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