top of page
Alvaro Adam

O segredo do grande Líder



Quando falamos em gestão de pessoas, muito se fala em clareza dos papéis, compartilhar valores, ter objetivos claros e por ai vai.

O que muitos gestores não sabem é como lidar com as pessoas que estão a sua frente.


A maior habilidade, e repito a maior habilidade de um gestor ou Líder é conhecer o ser humano de uma forma profunda, pois assim você será mais assertivo durante a sua gestão.


Muitos alunos de mentoria me perguntam... Alvaro como você conseguiu me ler?

Falo a eles o como faço e ensino como fazer, que é o conteúdo de hoje.

Vou te ensinar a ler as pessoas.


Existem 4 estados de poder que todos os seres humanos podem adquirir durante a vida.

Os estados negativos são: destruidor, controlador, vítima.

Já o estado positivo é o de cooperar.

Agora vem a pergunta... Alvaro como eu consigo ler essas pessoas?


O controlador foi aquela criança que não foi aceita pelos pais, da concepção até aproximadamente 6 meses de vida. Por exemplo: o pai queria menina e veio menino. A criança foi dada para adoção ou alguém rejeitou de uma forma ou outra a criança.

Nesta caso o adulto que não foi aceito tem dificuldade em se sentir pertencente a algo,então ele tem tendência a destruir. Destruir seus relacionamentos, seus negócios e até mesmo se destruir com vícios ou até mesmo casos mais sérios como depressão e suicídio.


Este tipo de pessoas é importante você fazer ela se sentir importante e reconhecer ela pelo o que ela é, pelas suas qualidades tipo: você tem um coração nobre, eu amo a sua energia e por ai vai.


O controlador foi aquela criança que não recebeu ou recebeu pouco afeto dos 6 meses até em torno dos 3 anos. São pessoas inseguras e com uma falsa auto confiança. Como elas não confiam em si mesmas, tem dificuldade em confiar nos outros. Buscam fazer várias coisas na empresa para de uma certa forma ter controle de tudo. Os controladores normalmente se sentem superiores aos outros.


Este tipo de pessoa você precisa reconhecer ela pelo o que ela é. Convidar ela a partilhar mais e reter menos. Fazer ela se sentir importante e amada. Usando os mesmos estímulos do destruidor.


A vitima é a criança que não teve autonomia dos 3 anos até aproximadamente 6 anos.

Onde o pai ou mãe faziam tudo pela criança, hiper protegendo.

São pessoas que tem dificuldade em tomar decisões e sempre ficam pedindo opiniões a muitas pessoas se fazem ou não fazem aquilo. São pessoas que fazem muitas perguntas e muitas vezes se sentem inferiores aos demais.

No caso da vitima você precisa reconhecer ela pelo o que ela faz, pelas ações e competências que ela tem do tipo: parabéns você fez um ótimo relatório.


O ultimo poder é o poder positivo de cooperar, que é quando a pessoa coopera em todos os momentos dentro da organização.


Agora que você entendeu como é, escreva em uma folha qual destes estados você mais se encaixa. Se escreveu algum negativo busque mudar para ser mais cooperador.

Depois escreva o nome das pessoas e vai colocando qual poder você acha que é o mais dominante dela, assim você saberá como lidar com essa pessoa.


Gostou deste conteúdo?

Siga-me nas redes sociais ALVARO ADAM que você terá muito mais conteúdos que irão ajudar o seu crescimento.

Forte abraço CAMPEÃO.



27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page