Estamos sim nos reinventando e nos reinventaremos mais nos próximos anos. Em matérias anteriores citei que as empresas estão cada vez mais exigindo que os profissionais sejam competitivos ou seja:
Dedicados, determinados, entusiastas, ousados, perseverantes, otimistas, interessados, criativos, multifuncionais, multiculturais, competitivos, adaptáveis e com capacidade para enfrentar incertezas trabalhando em equipe/grupo, com domínio das tecnologias existentes e aberto para as novas que estão chegando, elevado senso de organização e planejamento, visão generalista, cultura geral, excelência no atendimento ao cliente interno e externo, idiomas, vivência internacional, muito focado em superar metas e resultados, flexível, entenda de economia, conheça as empresas e suas áreas de atuação (curioso), conheça outras empresas TOP no mundo e sua cultura, esteja alinhado com a sua formação acadêmica e profissional, bem relacionado (rede de contatos/relacionamento) , leitor de obras em sua área de atuação e em geral. Claro que podemos citar como complementação que seja um ser humano solidário, fraterno, humanista, não descuidando de sua SAÚDE INTEGRAL ( FISICA E MENTAL). Conheço muitas pessoas muito talentosas afastadas por depressão, ansiedade, pânico e estresse. Atenção à saúde é fundamental e prioritária .
Muitos se revoltarão com as exigências das empresas, recomendo que adquiram as competências que Elas exigem. Não se pode condenar as empresas por quererem os melhores profissionais do mercado porem não recomenda exageros que depois não se viabilizam no desempenho das atividades gerando insatisfação e frustração no colaborador. Tenho dito que profissionais competitivos fazem a diferença, produzem qualidade em todos os sentidos, tornam a empresa TOP no mercado, sendo diferenciada há melhores resultados, melhores investimentos gerando crescimento com os acionistas satisfeitos pelos ganhos obtidos. Claro que tudo o que foi comentado exige uma politica moderna de Recursos Humanos em todas as áreas pois contratar, manter e permitir que haja uma carreira bem sucedida horizontal e vertical , fará todo a diferença.
Pense nisso, mãos a obra, não perca tempo, transforme a sua empresa em uma grande empresa e não somente uma empresa grande.
Pedro Morbach é Head e Job Hunter, Diretor da Pedro Morbach Treinamento e Eventos, Palestrante Motivacional e colunista do Gente Mais Portal.
コメント