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Mauro Moraes

O LÍDER QUE OUVE

Dar atenção; escutar; perceber (som, palavra) pelo sentido da audição

“O líder que não sabe ouvir, ele é tudo, menos líder!”

Mauro Moraes



O líder que ouve realmente dá atenção às pessoas e àquilo que tinham a dizer, fazem mais do que apenas se ater aos fatos, eles ouvem não só as palavras, mas também os sentimentos, os significados e as intenções.


Saber ouvir traz para um líder vantagens essenciais para exercer seu papel, como:


· Entender melhor as pessoas antes de começar a liderá-las

· Ouvir é a melhor maneira de aprender

· Ajuda a detectar problemas e impedir que eles evoluam

· Saber ouvir cria relações de confiança


Por isso esteja sempre disposto a ouvir a todos com muita atenção, principalmente aqueles que você lidera.

O objetivo de vida DE UM LÍDER é agregar valor às pessoas. E ele obterá sucesso se ouvir as pessoas ao seu redor.

Para se conectar aos seus colaboradores, o líder precisa aprender quais as reais necessidades deles, e a melhor forma, é ouvindo.

Os líderes de alta performance, aprendem a ouvir:


- Seguidores, se você tem o hábito de ouvir apenas os fatos e não a pessoa que os expressa, mude seu foco e realmente ouça. Procure conhecer cada pessoa da equipe, seus desejos, sonhos e necessidades.


- Clientes, os líderes devem ouvir as preocupações, reclamações ou sugestões de seus clientes. Bons líderes sempre priorizam o contato com as pessoas a quem estão servindo.


- Concorrentes, líderes de alta performance entendem que precisam aprender com todos, incluindo empresas concorrentes, por isso ficam com ouvidos atentos.


- Mentores, nenhum líder é tão experiente que possa abrir mão de um mentor. Se você não tiver ninguém que possa ajudá-lo pessoalmente, comece pela leitura.

Para melhorar sua habilidade de ouvir:


- Mude sua agenda. Você dedica tempo para ouvir seus seguidores, clientes, concorrentes e mentores? Se você não mantém esses quatro grupos regularmente na agenda, talvez não lhes esteja dedicando a atenção necessária.


- Reúna-se com as pessoas no ambiente delas. Uma chave para ser um bom ouvinte é descobrir o que se tem em comum com as pessoas. Na próxima vez em que se encontrar com um funcionário ou cliente, faça-lhe quatro ou cinco perguntas que lhe forneçam alguns dados sobre o caráter dele. Saiba quem ele é e identifique elementos comuns para construir sua ligação com ele.


- Ouça as entrelinhas. Ao interagir com as pessoas, certamente você deseja prestar atenção ao conteúdo factual da conversa. Entretanto, não ignore o conteúdo emocional. Às vezes você pode aprender mais sobre o que realmente está acontecendo lendo as entrelinhas.


- Não fique pensando em sua resposta. Ouça com atenção até o fim, procure lembrar dos pontos em que discorda e concorda, mas mantenha o foco no que o interlocutor está dizendo, e não no que você vai dizer.


- Permita-se prestar atenção. Interrompa de fato o que estiver fazendo. Se estiver quase terminando algo, peça um instante e termine, ou combine de conversar em meia hora. Depois, dê o máximo de atenção ao liderado, sem manter a cabeça no que estava fazendo.


- Demonstre atenção. Além de fazer o essencial, mantendo contato visual com o liderado e interagindo ativamente, faça também o que é acessório: desligue o monitor, encoste a porta, coloque o telefone no silencioso. Permita que o colaborador perceba que você está abrindo espaço para ele.


- Lide com as interrupções. O telefone toca, pessoas batem na porta, mensagens chegam, imprevistos acontecem. Saber lidar com as interrupções no trabalho é básico, e se você está em uma situação em que decidiu dar atenção a um colaborador, precisa saber o que fazer com o telefone ou com a pessoa que bate à porta e quer um momento do seu tempo.


- Visualize a questão sob o ponto de vista do liderado. Mesmo que você não concorde, ou não aceite, usar a empatia pode permitir que você entenda melhor o que a outra pessoa realmente quer, e de que forma você pode (ou não) contribuir, participar ou oferecer algo que interesse a ela.

“Um bom líder encoraja seus seguidores a lhe dizer o que ele precisa saber e não o que ele deseja ouvir”

John C. Maxwell

- Vá além das palavras. Não analise apenas o que estiver ouvindo. Preste atenção na entonação, na linguagem corporal, nos contextos e situações.


- Faça perguntas. Mesmo que você não tenha dúvidas, faça perguntas. Raramente a pessoa diz tudo o que tem a dizer, ou expõe completamente sua situação, sem essa interação essencial. Pergunte e deixe o colaborador responder.


- Observe os bons ouvintes que você conhece. Pergunte a si mesmo o que faz você pensar que eles são bons ouvintes, e por que eles são bons ouvintes. E procure fazer o mesmo!


- Observe os maus ouvintes ao seu redor. Veja o que eles perdem com isso, ou o que deixam de ganhar. E pense se você está disposto a abrir mão das mesmas coisas, quando custa tão pouco valorizá-las!

Ser um líder que OUVE, o ajudará a inspirar seus liderados!


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Mauro Moraes é Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança e colunista do Gente Mais Portal.

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