top of page
Mauro Moraes

O LÍDER PRESTATIVO

Que gosta ou tem o hábito de ajudar; que ajuda prontamente

“O sucesso de seu liderado é o seu sucesso, por isso sirva-o!”

Mauro Moraes


O líder prestativo está preocupado em ajudar as pessoas ao seu redor. É aquele que, quando a equipe o procura, consegue resolver seus problemas.

O líder de alta performance serve seus liderados, oferecendo todas as condições necessárias para que eles possam executar suas tarefas com eficiência e eficácia.

Ser prestativo não é uma questão de posição ou capacidade. É uma questão de atitude e o líder sabe da importância de servir aos seus liderados, ganhando sua confiança, tornando-os seus aliados.

O líder prestativo ouve, se arrisca em benefício dos outros e sempre está disposto a servir os outros.


“Você deve amar seus liderados mais do que sua posição”.

John C. Maxwell

O líder prestativo demonstra no cotidiano, algumas posturas importantes, que fortalecem o ambiente de trabalho e reforçam a sua condição perante a equipe. Podemos citar algumas caraterísticas: valoriza ideias e opiniões, possui poder de persuasão, reconhece as necessidades, apoia e incentiva, pensa no indivíduo e adota a humildade

Um líder verdadeiramente prestativo:

1. Coloca os outros acima de seus compromissos pessoais. O primeiro sinal de que alguém é prestativo está na habilidade de colocar os outros acima de si próprio e de seus desejos pessoais. Significa mais do que colocar seus compromissos de lado. Significa estar deliberadamente consciente das necessidades das pessoas, disponível para ajudá-las e disposto a encarar seus desejos como importantes.


“O verdadeiro líder é prestativo. Serve as pessoas. Faz o melhor pelo interesse delas, e ao fazê-lo nem sempre será popular, nem sempre chega a impressionar. Entretanto, por serem mais motivados pelo amor ao próximo que pelo desejo de glória pessoal, os verdadeiros líderes estão dispostos a pagar o preço”.

Eugene B. Habecker, escritor

2. Possui a confiança para ser prestativo. A segurança é o ponto verdadeiramente crucial quando a questão é ser prestativo. A Lei da Delegação do Poder diz que só líderes seguros delegam poder aos outros. Também é verdade que só líderes seguros demonstram ser prestativos.

3. Tem a iniciativa de servir. Praticamente todas as pessoas serão prestativas se compelidas a fazê-lo. Algumas são prestativas em momentos de crise. Entretanto, você realmente pode ver o coração de alguém que toma iniciativa de servir aos outros. Grandes líderes percebem a necessidade, aproveitam a oportunidade e servem sem esperar nada em troca.

4. Não se preocupa com posição. Os líderes prestativos não se concentram na hierarquia ou na posição. Colocam o foco nas necessidades do outro.

5. Serve por amor. O ato de servir não é motivado pela manipulação ou autopromoção. Ele é estimulado pelo amor. No final, o alcance de sua influência depende da profundidade de seu interesse pelos outros. Por isso é tão importante que o líder tenha disposição de servir.

Para melhorar sua capacidade de servir, observe os seguintes pontos:

- Realize pequenos atos. Comece pelas pessoas mais próximas de você: cônjuge, filhos, parentes. Encontre, hoje, maneiras de realizar pequenas coisas que mostrem aos outros que você se importa com eles.

- Aprenda a andar devagar pela multidão. Da próxima vez que estiver em alguma reunião com vários clientes, colegas ou funcionários, tenha como objetivo relacionar-se com as pessoas, circulando e conversando com elas. Concentre-se em cada pessoa que encontrar. Aprenda o nome dela, caso não saiba. Procure conhecer as necessidades, os desejos, as esperanças de cada uma. Quando chegar em casa, escreva um lembrete de que você deve fazer algo em prol de cinco daquelas pessoas.

- Mexa-se. Se a ação de servir está nitidamente fora de sua vida, a melhor maneira de mudar isso é começar a servir. Comece a servir motivado pela razão, e no final seu coração será envolvido. Inscreva-se como voluntário em sua igreja, comunidade ou organização beneficente por seis meses. Se ao final desse período sua atitude ainda não for satisfatória, faça-o novamente. Mantenha esse compromisso até que haja mudança em seu coração.

- Desenvolva certas competências. Para se tornar um líder prestativo, é preciso desenvolver algumas competências comportamentais essenciais e buscar inspiração em outros líderes. Busque o Autoconhecimento, desenvolva a Inteligência Emocional, paciência, gentileza e altruísmo.

Ser um líder PRESTATIVO, o ajudará a inspirar seus liderados!



Me siga no LinkedIn


Mauro Moraes é Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança e colunista do Gente Mais Portal


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page