top of page
Mauro Moraes

O Líder especializado em pessoas

Neste artigo, irei compartilhar com vocês, o que eu aprendi ao ler o livro: "Mapa da Liderança – O caminho para o Sucesso", Editora Proverbo, coordenação de Antonio Cincinato Marques e Ulisses Barros.



Hoje, falo sobre o capítulo 5, Liderança especializada em pessoas de Mauro Moraes.

No meio de tantas incertezas e mudanças rápidas, temos somente como certeza que as empresas, cada vez mais, precisam investir no maior patrimônio de toda e qualquer organização: as pessoas; afinal, elas são criativas, únicas e possuem a capacidade de se adaptar a todas essas mudanças.

O líder precisa gostar de pessoas para entender quais os desejos e necessidades de cada um, deve lembrar que os indivíduos são diferentes; portanto, cada um terá seu motivo particular, para dar o melhor de si, para a equipe, para a empresa e, por que não dizer, para o líder.

O capítulo apresenta 13 estratégias simples de serem aplicadas para o líder focar em sua gestão de pessoas, motivá-las e desenvolvê-las para que todos possam crescer junto com a organização.

Aqui compartilho 3 destas:

Estratégia: as pessoas gostam quando se sentem parte de uma equipe colaborativa, quando se sentem fazendo parte de um projeto maior. Crie um calendário de ações onde todos possam expor suas ideias e talentos.

- Reconheça a qualidade dos colaboradores: valorizar o esforço do outro é recompensador.

Estratégia: descubra quais os sonhos de cada colaborador e alinhe com os objetivos da empresa.

- Ofereça desafios constantes: você, como líder, tem a obrigação de capacitar todos de sua equipe. Ao apresentar desafios coerentes com o nível de maturidade de cada um, você mantém o nível de motivação alto, ao mesmo tempo que desenvolve competências e habilidades.

Estratégia: se deseja colaboradores organizados, demonstre organização. Se deseja colaboradores pontuais, seja o primeiro a chegar. Se deseja colaboradores proativos, mostre iniciativa.

- Pare de resolver os problemas dos seus liderados: use a seguinte técnica: se o colaborador trouxer um problema, ele precisa apresentar ao menos duas opções de solução. Você estará estimulando seu funcionário a pensar, a tomar decisões e, consequentemente, ele não irá mais te procurar para levar problemas, mas somente para te deixar ciente das soluções.

"Somente suas ações poderão melhorar seus resultados!"

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page