Neste artigo, irei compartilhar com vocês, o que eu aprendi ao ler o livro: "Mapa da Liderança – O caminho para o Sucesso", Editora Proverbo, coordenação de Antonio Cincinato Marques e Ulisses Barros.
Hoje, falo sobre o capítulo 11, Comunicação efetiva de Oséias Dias de Oliveira.
"A construção de uma comunicação eficaz permite a interação e integração de todo o universo corporativo."
Oséias Dias
Quanto mais você aprende a se comunicar, melhor será o seu desempenho interpessoal no mercado de trabalho.
O líder precisa desenvolver a capacidade de fazer o outro lado compreender aquilo que realmente deseja expressar, sem que haja qualquer tipo de interpretação errônea.
"A comunicação se dá graças a quatro elementos: o emissor, quem envia a mensagem; o receptor, quem recebe a mensagem; a linguagem, que são os códigos utilizados para transmissão das informações; e a mensagem, que é o conjunto das informações repassadas, utilizando-se de um canal transmissor, seja através da fala, do telefone, de um e-mail, da rede social, rádio, televisão, jornais e muitos outros."
O líder de alta performance é um bom ouvinte. Para construir uma comunicação eficaz, precisa haver perfeita troca de informações; por isso, saber ouvir é tão importante quanto saber falar.
Uma boa comunicação proporciona ótimos resultados, pois educa, influencia, persuade, lidera, gerando muitos resultados.
Liderar. Nada mais é do que se comunicar com clareza, conseguir transmitir uma direção para as outras pessoas. Para comunicar-se com clareza, você deve ficar atento a três esferas importantes da comunicação.
O líder pode falar o que quiser para o colaborador que quiser, mas não são as suas palavras que importam e, sim, como você está comunicando.
"Não é o que você fala, é como você fala."
Atenção às palavras, como às expressa e principalmente aos seus gestos.
"O líder deve-se comunicar com clareza, com foco para que seu colaborador entenda."
Mauro Moraes
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