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Mauro Moraes

O LÍDER COMUNICADOR

O que desempenha a função de emissor num processo de comunicação


“O líder que não se comunica, está fadado ao fracasso!”

Mauro Moraes


Não existe liderança sem uma comunicação assertiva.


O líder de excelência precisa desenvolver a habilidade da oratória, se deseja transformar grupos de pessoas em equipes de alta performance. Não estou me referindo somente a apresentações para grandes grupos, uma boa comunicação também é fundamental em pequenas reuniões e principalmente quando estiver cara a cara com seu liderado, deixando claro o que espera dele.


O líder deve ser capaz de compartilhar conhecimento e ideias para transmitir uma sensação de urgência e entusiasmo aos outros. Se um líder não é capaz de transmitir uma mensagem com clareza e motivar os outros a agir de acordo com ela, então nem mesmo importa ter uma mensagem.


“Os educadores pegam algo simples e complicam. Os comunicadores pegam algo complicado e simplificam!”

John C. Maxwell


Aqui compartilho nove estratégias para o líder melhorar sua comunicação:


1- Planejamento. Organize suas ideias e defina um objetivo específico

2- Simplifique sua mensagem. Nada de impressionar as pessoas com palavras difíceis e frases complexas. Se você deseja alcançá-las, torne sua mensagem simples.

3- Coerência. Alinhe o que quer transmitir com sua postura e tom de voz

4- Apresente a verdade. Existem duas formas de adquirir credibilidade diante do público. Primeiro, acredite no que você diz. Pessoas simples tornam-se comunicadores extraordinários quando estimuladas pela convicção. Segundo, pratique o que você diz. Não existe maior credibilidade do que a convicção em ação.

5- Não enrole. Seja direto e conciso, as pessoas não querem perder tempo

6- Conhecimento. Quanto mais dominar o assunto que deseja transmitir, melhor será a comunicação, pois estará mais confiante e natural

7- Ensaie. Quanto mais você praticar, mais bem preparado estará.

8- Observe as pessoas. Os comunicadores eficientes concentram-se nas pessoas com as quais se estão comunicando.

9- Busque uma resposta. Ao se comunicar, nunca se esqueça de que o objetivo da comunicação é a ação. Se você descarrega muitas informações sobre as pessoas, não está se comunicando. Toda vez que falar às pessoas, dê-lhes algo para sentir, para lembrar e para fazer.


“NA COMUNICAÇÃO AS PESSOAS DÃO MAIS CREDIBILIDADE AO QUE ELAS VEEM, DEPOIS AO TOM DE VOZ E POR ÚLTIMO ÀS PALAVRAS QUE ESTÃO OUVINDO”

Silvia Patriani


Ser um líder COMUNICADOR, o ajudará a inspirar seus liderados!



Mauro Moraes é Palestrante Comportamental Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança e colunista do Portal Gente Mais


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