Sentimento intenso que possui a capacidade de alterar o comportamento
“A paixão é o combustível do coração de um líder!”
Mauro Moraes
A paixão na vida de um líder é algo essencial.
Toda liderança genuína é movida por uma visão que desperta um desejo de realização que vai além do nível pessoal e se estende para algo maior.
O líder que ama o que faz, fará com paixão suas tarefas, se dedicando 100% dia e noite.
O líder com paixão concentra-se naquilo que faz bem e faz melhor do que qualquer outra pessoa.
O líder de alta performance tem na paixão uma característica de sua vida, se levanta sentindo entusiasmo para enfrentar o novo dia e dorme com dificuldades quando está entusiasmado por uma ideia nova.
Um líder que se encher de paixão certamente verá coisas grandiosas acontecer a sua volta através do seu exemplo. A paixão é algo indispensável na vida de um líder de sucesso. Um líder apaixonado sempre fará a diferença onde ele estiver liderando.
Atente a essas sete verdades sobre a paixão e o que ela pode fazer por você como líder:
1. A paixão é o primeiro passo para a realização. Seu desejo determina seu destino. Pense em grandes líderes e ficará impressionado pela paixão deles: Gandhi pelos direitos humanos, Winston Churchill pela liberdade, Martin Luther King Jr. pela igualdade e Bill Gates pela tecnologia. Qualquer um que tenha uma vida além da comum, possui um grande desejo.
2. A paixão faz sua liderança impactar outras pessoas. Uma paixão pode transformar a vida de muitas pessoas. Se ao exercer a sua liderança você fizer isso de maneira apaixonada, você vai impactar as pessoas a sua volta, motivando-as a também querer fazer algo relevante na vida.
3. A paixão aumenta sua força de vontade. Não existe substituto para a paixão. Ela é o combustível da vontade. Se você deseja muito algo, pode encontrar a força de vontade para alcançá-la. A única forma de ter esse tipo de desejo é o desenvolvimento da paixão.
“Qualquer um pode ser negligente, mas uma vez que você se compromete a fazer algo sério, esse algo entra em seu sangue e aí é muito difícil alguém conseguir impedi-lo”
Bill Cosby
4. A paixão o ajuda a estabelecer e manter prioridades. Você é lembrado e forçado a manter o foco pela paixão. Damos, prioridade, para aquilo que somos apaixonados. Nós decidimos andar nos caminhos de Jesus porque esse é o nosso coração, a nossa paixão. Esse é o nosso chamado e visão; essa é a nossa prioridade.
5. A paixão transforma você. Se você seguir sua paixão, sem dúvida se tornará uma pessoa mais dedicada e produtiva. Isso aumenta sua capacidade de causar impacto nos outros. No final, sua paixão terá mais influência do que sua personalidade.
6. A paixão torna o impossível possível. Um líder com grande paixão e poucas habilidades sempre superam um líder com grandes habilidades e desapaixonado.
7. A paixão ativa o potencial de sua liderança. O potencial é tudo o que se poderia fazer, mas ainda não fez; tudo o que se poderia ser e ainda não é. Potencial não é o que já foi feito, mas sim o que ainda falta ser realizado. É a paixão quem ativa esse potencial e nos leva a romper os próprios limites. Quem não é apaixonado não quer romper limites; antes, quer o confortável, o cômodo, a proteção da zona de segurança.
Para aumentar sua paixão:
- Examine sua temperatura. Quanto de paixão você tem pela vida e pelo trabalho? Como ela se manifesta? Faça uma avaliação honesta, perguntando a vários colegas de trabalho e a seu cônjuge como eles avaliam seu nível de entusiasmo. Você não se tornará um apaixonado até que acredite que a paixão possa ser o diferencial em sua vida.
“Quando um líder age com paixão, geralmente recebe paixão como resposta”
John C. Maxwell
- Volte a seu primeiro amor. Muitas pessoas permitem que a vida e suas circunstâncias as afastem do objetivo. Lembre-se da época em que você estava iniciando sua carreira - ou mesmo antes ainda, quando era criança. O que realmente estimulava você? O que você fazia durante horas e horas? Tente recuperar aquele velho entusiasmo. Depois, avalie sua vida e carreira à luz desses amores antigos.
- Associe-se a pessoas com paixão. Parece tolo, mas a união faz a força. Se você perdeu a chama, aproxime-se de alguns incendiários. A paixão é contagiosa. Mantenha um contato regular com pessoas que possam contagiá-lo.
Ser um líder com PAIXÃO, o ajudará a inspirar seus liderados!
Me siga no LinkedIn
Mauro Moraes é Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Liderança e colunista do Gente Mais Portal
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos e sua paixão pela liderança!
Gosto muito dos seus textos. Eles sempre acrescentam algo de novo e positivo em minha vida.
Maravilha apaixonada pelo conteúdo 👏