top of page
Mauro Moraes

O Líder com equilíbrio emocional

Neste artigo, irei compartilhar com vocês, o que eu aprendi ao ler o livro: "Mapa da Liderança – O caminho para o Sucesso", Editora Proverbo, coordenação de Antonio Cincinato Marques e Ulisses Barros.


Hoje, falo sobre o capítulo 7, Inteligência Emocional: habilidade necessária da liderança de Erivaldo Lima de Assis.

"Inteligência emocional não é não sentir medo, tristeza, raiva Inteligência emocional: habilidade ou alegria, pois todos nós sentimos. Inteligência emocional é como percebemos e controlamos essas emoções."

A Inteligência Emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

1. Autoconhecimento emocional: Capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos.

2. Controle emocional: Habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida.

3. Reconhecimento das emoções em outras pessoas: Diz respeito à habilidade de reconhecer emoções no outro e ter empatia de sentimentos.

4. Relacionamentos interpessoais, controlar as emoções dos outros: Habilidade de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais.

5. Automotivação: Trata-se da capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal.

O autor nos apresenta sete estratégias para desenvolver a Inteligência Emocional

1. Seja assertivo ao se comunicar;

2. Prefira sempre responder em vez de reagir;

3. Ouças as outras pessoas num nível profundo;

4. Mantenha-se motivado;

5. Desenvolva a autoconsciência;

6. Seja empático;

7. Mostre-se acessível e aberto.

"O líder com equilíbrio emocional consegue gerir melhor sua equipe."



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page