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Cris Jesus

O futuro do DP

O departamento pessoal é uma das maiores dores dos empresários à medida que pode representar despesas inesperados tanto no que diz respeito a obrigações previdenciárias, como até mesmo, no ponto de vista a riscos trabalhistas.

O que acontece, muitas vezes, é um tratamento em segundo plano desse setor dentro da organização, principalmente, pela falta de entendimento da potência de ação e impactos positivos que ele possui. O departamento pessoal, justamente, por lidar com questões burocráticas, pode trazer resultados bem positivos para a empresa, principalmente quando ele está bem estruturado e conta com o respaldo da tecnologia.


E pra você que trabalha em Recursos Humanos, mais especificamente com foco em Departamento Pessoal e atuou durante a pandemia, acompanhou as constantes mudanças necessárias para aplicação na Folha de Pagamento, com certeza já passou pela sua cabeça a pergunta “O que será do futuro do antigo Departamento Pessoal?”.


E por quê essa pergunta fica fixa de maneira tão forte na mente destes profissionais brilhantes que fazem o direito dos trabalhadores e empregadores valer a pena, garantem qualidade e cumprimento de prazos mesmo quando tudo parece ser humanamente impossível ser entregue?


Este cenário que estamos vivendo nos permitiu experimentar inovações, pensar totalmente fora da caixa, sugerir melhorias pensando sempre em cumprir o que a Legislação nos impõe mas num contexto tecnológico e simples considerando o distanciamento social, o home office ou teletrabalho.


Certamente você já se perguntou por que os processos da área de Departamento Pessoal não acompanharam as constantes mudanças que vivenciamos. Ainda assim por que será tão difícil pensar ou aplicar novas soluções e alternativas para empresas e colaboradores que anseiam por facilidades e garantia de que seus direitos e deveres estão sendo preservados? Este ramo de atividade possui profissionais altamente capacitados, que se atualizam constantemente para não “perder” nenhuma mudança num mundo tão volátil e precisam se colocar à prova para que determinada lei seja aplicada.


Talvez pelas condições que a própria pandemia os colocou, fazendo com que todos se adaptassem às tecnologias existentes e muitas vezes barradas pelas inúmeras burocracias que não fazem mais sentido para a realidade atual.


Temos muitas vezes a sensação, nos bastidores da área de RH, que quem define leis e normas de trabalho certamente não conhece com profundidade a área, o próprio Governo muitas vezes tem dificuldades em liberar funcionalidades sistêmicas ou online das medidas que são divulgadas, como exigir que o profissional de Departamento Pessoal então as coloque em prática. Contraditório, não?!


Sabemos que neste contexto de constantes mudanças os 100% de assertividade, dependendo do número de colaboradores, é um sonho de consumo mas a confiança em atingir esse nível é o combustível para que a persistência e resiliência sejam nossas maiores qualidades.


Mesmo assim, não desistimos nunca e é isso que faz nos sentirmos gratos, fazer a coisa certa, testar, validar, corrigir, analisar criteriosamente para garantir que todas as situações que acontecem numa Folha de Pagamento estejam 99,9% corretas.


Acredito que todos temos a oportunidade de nos reinventar e colocar em ação boas práticas oferecendo aos trabalhadores muito mais simplicidade usando a tecnologia potencialmente ao nosso favor.


Minha experiência em processos 100% digitais como Admissão, Férias e Homologação me fizeram escrever este artigo além de poder pensar em novas ações para eliminar a burocracia e revolucionar este universo tão importante para todos.


Confira 6 dicas que vão te ajudar a se desenvolver e se preparar para futuro:


1. Leia: 1 hora do seu dia busque se dedicar para leitura de artigos e atualizações da legislação, literatura voltada para a área que atua, leia sobre as novidades e tendências;


2. Escreva: Um dos hábitos que passei a ter nessa pandemia foi escrever – escreva suas idéias – por mais loucas que possam parecer – coloque pra fora – pense em oportunidades para sua área e busque soluções;


2. Questione: Questione práticas ou como os processos são feitos. Isso lhe ajudará a pensar em novas formas e soluções para os problemas atuais;


3. Empatia: ouça atentamente os colaboradores sobre os processos que executa. Entenda o que gera valor do trabalho que você realiza e quais são as expectativas dos colaboradores;


4. Controle: parece óbvio, mas “o óbvio precisa ser dito” para quem é da área de Departamento Pessoal falar em controles, use e abuse dos controles da área, se não tem, crie, faça o controle acontecer, pois, somente com os controles você encontrará dados importantes, que serão indicadores, sobre a qualidade da sua entrega e ficará evidente o que precisa ser aprimorado;


5. Relacionamentos: Construa bons relacionamentos pois com tantas mudanças certamente você precisará de boas parcerias, boas comunidades para inovar e colocar em prática ações que geram impactos positivos além de resultados mais consistentes. Seja uma ponte e não uma ilha.


E você, o que fará diferente neste futuro que começa a ser desenhado agora?


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1 Comment


Franklin willian Lopes da Silva
Franklin willian Lopes da Silva
Jun 22, 2022

👏👏👏

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