Quando me tornei gerente, esse foi o 1º conselho dado por meu diretor: Nunca estenda a mão para quem não te implora, mesmo que seja seu filho que estiver no fundo do poço.
Eu confesso que fiquei um pouco atordoada com isso e perguntei, por que não devemos oferecer ajuda quando vemos que a pessoa está em situação de necessidade, sendo que a justificativa mais importante para se ter um negócio é servir aos outros?!
Falando de negócios, é evidente que qualquer empresa nasce para suprir uma necessidade, sendo assim sempre pensei que todas as pessoas deveriam focar nesse objetivo de servir, e não tem nada de errado com isso, desde que o líder compreenda que só deve servir quem tem consciência da necessidade de auxílio.
Olhando por essa perspectiva, pude observar nos meus times de vendas que eu poderia aplicar a teoria de Pareto:
20% do meu time – aquele me implorava por auxílio e acompanhamento, aproveitavam muito mais as orientações e atingiam pelo menos 80% do resultado do mês, enquanto 80% do time por mais que eu me dedicasse não traziam os mesmos efeitos, justamente por falta dessa consciência da necessidade, e por muitas vezes sugava grande parte do meu tempo e da minha energia.
Ajudar os outros é uma grande premissa pra mim, mas hoje completo essa frase: Ajudar quem realmente deseja ser ajudado é que faz uma grande diferença!
E aqui não venho dizer que não devemos capacitar e encorajar as pessoas do nosso time, acredito que o líder pode deve disponibilizar treinamentos, capacitações e acompanhamento para toda a equipe de forma igual, sugiro que você como líder invista 20% do seu tempo, nessa capacitação coletiva e dentro disso , identifique aqueles que imploram por uma oportunidade de aprender mais com você, e daí por diante ofereça sua mentoria, afinal eu acredito que o sucesso de um líder, deve ser refletido no sucesso das pessoas que são lideradas por ele.
Pessoas boas precisam e merecem oportunidades e desafios, essas pessoas ficam animadas e se colocam em movimento, assim como pessoas não gratas, podem apenas te sugar e parar seu movimento, te colocando em dúvida sobre sua capacidade de liderança e te paralisando, e era sobre isso que meu diretor tanto tentava me explicar sobre não entender a mão para quem não pede, pois essas pessoas além de não desejarem verdadeiramente sair do fundo do poço, muitas vezes desejam te colocar lá dentro com elas.
Eu compreendi com isso que o meu papel como líder fundamental é diferenciar quem realmente deseja se desenvolver e estabelecer um relacionamento mais próximo dessas pessoas para que juntas possamos criar movimentos com mais resultados.
Observe esses princípios para desenvolver melhor seu negócio e seu time:
1- Devemos ajudar pessoas, mas principalmente assegurar que elas lutem por sua própria sobrevivência.
2- Seja um líder que trata bem e encoraja.
Não compre as desculpas dos seus liderados, seja parte da solução, coloque sua energia em ações positivas, as pessoas se sentem seguras quando sentem a segurança do líder.
3- Não estimule atmosfera de rivalidade. Somos todos iguais, seja um líder acessível para ouvir seu time.
Seguindo esses 3 princípios você já conseguirá se destacar como líder e ter maior colaboração com as ações que deverão ser executadas, sempre lembrando que o melhor líder é aquele que direciona e desenvolve e não aquele que faz tudo por todos.
O trabalho de um líder realmente torna-se mais árduo quando desprende muita energia para ajudar quem não tem a menor consciência que precisa de ajuda. Como se diz na psicóloga: Ninguém pode tratar um "louco" que não aceita que precisa de ajuda para sua loucura.
Ótimo artigo, parabéns!!
Compreender as relaçoes de trabalho como troca baseada principalmente nas emoçoes faz toda a diferença quando se trata de conquistar a lealdade dos colaboradores.