Existe uma frase atribuída ao físico Albert Einstein que é bem interessante que diz: “Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”
Essa realidade, muitas vezes vivenciada ao longo de anos, aprisiona as pessoas e as empresas a velhos comportamentos e atitudes que impossibilitam seu crescimento, e como consequência, limita seus resultados.
A elaboração de metas claras e específicas podem orientar o caminho a ser seguido pela empresa para cumprir com a sua missão. No entanto, deve-se ter bem claro o que são metas. Metas são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Para atingir suas metas, a empresa deve estar disposta a comprometer os recursos (dinheiro e pessoas), necessárias para alcançar os resultados planejados. As metas definidas para a empresa devem ditar as opções de negócio, orientando o processo de decisão em toda a organização. Devem criar um elo indissolúvel da empresa com sua missão.
Ao estipular as metas é possível traçar um plano de ações consistente e focar nos comportamentos que promoverão as mudanças. Se o fator limitante for o comodismo, enfrente-o. Se for o medo, concentre-se em suas competências e utilize suas habilidades para vencê-lo.
Na elaboração de metas é muito importante a participação de todos os líderes da empresa, assim eles se sentem comprometidos com as mesmas desde a sua elaboração. Vejo aqui um erro que muitas empresas cometem quando elaboram as metas, principalmente a curto prazo, em seus escritórios pelos seus diretores e simplesmente as vomitam para seus colaboradores. Neste caso não existe um comprometimento do colaborador com a meta, pois muitas vezes nem a sequer entende e na maioria das vezes essas metas não são atingidas.
Estamos entrando no último trimestre do ano. Muitas empresas já começam a pensar e estipular as metas para o próximo ano e o comércio no geral estípula metas de vendas para o Natal. Faça com que os teus colaboradores participem da elaboração das metas e objetivos. Permita que eles se envolvam nessa atividade. Só assim ele se comprometerá de verdade em atingi-las. Assim todos ganham, empresa e colaborador. Fica a dica
Dirceu Schallenberger é Mentor, Palestrante, Formação Terapêutica em Constelações Familiares, Coaching e Desenvolvimento humano e colunista do Gente Mais Portal.
Comments