Alguma vez você já imaginou não ser de você mesmo? Você é de você mesmo ou do mundo?
Não possuir o poder de decisão nas menores coisas, como escolher seus alimentos ou fazer jejum, preparar sua própria agenda, escolher suas atividades físicas que fazem você se sentir bem. Você decide permanecer ou não em equipes de trabalho que possuem conexão com seus talentos? No fim do dia você consegue responder para você mesmo quais as atividades escolheu ou foi influenciado por amigos, familiares, professores, mentores ou pela mídia?
Talvez você tenha adotado um ritmo de vida denso com atividades, projetos, aulas, compras que sobrecarregaram seu tempo e fogem completamente do seu verdadeiro propósito.
Isto acontece pela falta de consciência interna. Você se identifica ser do mundo ou íntegro, de acordo com seu próprio EU?
Além da falta de consciência de si mesmo, o ser humano está quase sempre mergulhado em um oceano de emoções. Somos movidos pelo cérebro límbico ao decidirmos comprar algo que não necessitamos, fazer parte de um projeto em razão de uma pessoa, escolher um determinado mentor porque seus amigos fizeram esta opção. O que realmente tem importado nas escolhas de sua vida?
Perceber quando as emoções estão comandando nossas escolhas é identificar os gatilhos mentais que influenciam nossos comportamentos.
O principal gatilho mental é a emoção. É a emoção que determina o sucesso rentável das marcas. A emoção não somente positiva, mas também a negativa. É a emoção que faz eu escolher tal mercado para consumir que outro, que faz eu escolher escrever neste Blog e não em outro. Geralmente os gatilhos com emoções positivas nos impulsionam mais rapidamente para o consumo.
A parte do cérebro que decide se você permanece ou não em determinada empresa é o cérebro límbico. Se você se matricula em uma Universidade X e não na Y. Se você vai em busca do seu sonho ou não. Se você aprende sobre uma língua ou não. Se você aceita liderar uma equipe ou não.
Você sabe o que é neuromarketing? Talvez não conheça a nomenclatura, todavia já vivenciou diversas vezes como consumidor de produtos disponibilizados no mercado sob este novo campo do marketing.
Neuromarketing é uma área da ciência que estuda os fatores que influenciam um consumidor na decisão de compra de algum produto ou serviço.
Algumas ações do marketing influenciam no comportamento neurológico do consumidor. Estas ações podem ser:
- Forma de apresentação do produto/serviço. Possui música? Qual? É compatível com o nicho?
- Preço. Ao apresentar o preço, foi apresentado os benefícios? Compara com os preços de outras marcas, comparando os benefícios? Possui bônus? Tem desconto? Ancoragem de preços?
- Qualidade. Se o produto/serviço se apresenta com excelente qualidade, a persona não espera gratuidade. Já ouviu falar que “o bom custa caro”? Possui selo de qualidade?
Nosso cérebro está exposto a estímulos de marketing o tempo todo. O processo de decisão de compra ocorre na maior parte das vezes no subconsciente do indivíduo.
O neuromarketing vem contribuir com os resultados de sua empresa, potencializando-os. A grande sacada é entender “o quê”, de fato, influencia o consumidor ao decidir uma compra. O que o atrai. Esta compreensão ajuda a definir o produto/serviço certo para a pessoa certa.
Ao iniciar o segundo semestre de 2021, as empresas talvez estejam querendo criar um treinamento, um Congresso para suas equipes. Online? Híbrido? Presencial com poucas pessoas? Como vamos apresentar a campanha? Qual a cor será predominante no evento? Será um modelo extenso ou enxuto? Menos opções? Terá som ambiente para reter por mais tempo os prospects no ambiente após o treinamento para elas decidirem dar o próximo passo?
Algumas dicas da Neurociência:
1- Nosso cérebro aceita melhor até nove opções, mais que isso ele normalmente descarta, não escolhe.
2- Estudos revelam que de 85% a 95% das decisões de compra são tomadas no inconsciente do consumidor.
3- Dos 5 sentidos, o olfato é o que mais se conecta com a memória. Aquele cheiro de café..., ‘só o cheiro’ é suficiente para aumentar o foco, concentração e limpa a memória do cérebro. Mesmo que a pessoa não tome o café, se beneficiará.
4- Imagens de bebê e animais ativam a ocitocina
5- Psicologia das cores. Saiba como utilizar. As grandes marcas escolhem cuidadosamente suas cores porque sabem o efeito de cada cor nas suas embalagens. Mesmo que você não goste muito da cor, ativa no cérebro os efeitos daquela cor, pois as cores emitem uma frequência.
Eu realmente espero que você pesquise mais sobre este assunto que coloca você em posição ora de consumidor, ora como empreendedor. Que seja um consumidor consciente e que tenha tempo para seu lazer, ao invés de viver para pagar contas e consumir coisas que não necessita. Que seja um empreendedor que agregue à humanidade com seu produto/serviço. Mesmo que você só empreenda no CNPJ de alguém ou no CNPJ de seu lar. As dicas acima servirão para você leitor, conforme sua adequação. Boas escolhas e empreendimentos!
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