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Cris Jesus

Mulheres que se autopromovem são vistas da mesma forma que os homens?

Atualizado: 31 de mar. de 2022

Um estudo financiado pela Universidade da Pensilvânia e pela Harvard Business School, publicado em junho 2020, revelou que as mulheres têm dificuldade em se promover - Para chegar a essa conclusão, a pesquisa pediu que homens e mulheres com desempenhos semelhantes fizessem uma avaliação de seus próprios trabalhos.


Elas fornecem avaliações 33% menos favoráveis que homens tanto em relação ao seu desempenho passado, assim como sobre suas realizações futuras.


Os resultados demonstraram que elas preferem concorrer em um processo seletivo sem contar com a indicação de alguém e que, na maioria das vezes, só procuram empregos para os quais se sentem realmente qualificadas, enquanto os homens aproveitam as oportunidades mesmo não tendo todos os pré-requisitos necessários.


E quando utilizamos homens e mulheres a mesma estratégia de autopromoção – homens são melhores vistos, são chamados de assertivos enquanto para as mulheres muitas vezes soa como arrogância. – Tenho uma história interessante sobre isso – um consultoria parceira entrou em contato com meu esposo para assumir um novo projeto de Suporte para um cliente em DP – a proposta era pra meu esposo mas somos sócios e ele me indicou – mesmo ele me indicando (o contratante não sabia que éramos casados) houve uma grande relutância em me aceitarem por eu ser mulher – foi solicitado meu currículo – muitas recomendações para mim até chegar a aceitação do projeto.


— Só que a falta de autopromoção pode influenciar as chances de sucesso em ambientes competitivos. Então, precisamos trabalhar a educação e a socialização de meninas para que elas possam desenvolver confiança em suas capacidades, mas não apenas isso, devemos levar em consideração também o convívio social, temos a tendência de relacionar com pessoas parecidas com nós mesmos. Considerando que a maioria dos tomadores de decisão das empresas são homens, inconscientemente, muitos deles preferem trabalhar com pessoas com quem têm maiores afinidades. E em muitas ocasiões as mulheres acabam sendo excluídas e tendo pouco acesso a pessoas mais influentes e informações estratégicas. Por isso, a gente não pode, de jeito nenhum, responsabilizar as mulheres pela desigualdade no mercado atual.


Existe uma relutância “natural” das mulheres em se autopromover, tão evidente que podemos observar pela experiência do Google em sua política de autopromoção.


No Google, o avanço de um perfil depende de as pessoas se “nomearem” de forma eficaz para uma promoção.


A gigante de tecnologia descobriu, no entanto, que as mulheres fazem isso com muito menos frequência do que os homens.


Por isso instituiu não apenas um, mas vários programa para ensinar suas mulheres a se promoverem melhor, deixando claro que devemos fazer isso.


Em outras palavras, o Google tem se esforçado para dar a suas mulheres “permissão” para se autopromoverem.



Se você for como muitas de nós, precisa encontrar uma maneira de dar a si mesma permissão para tentar conscientemente gerenciar as impressões que as outras pessoas têm de você –com precisão sobre seus talentos, realizações e grande potencial.


Dicas para Gerenciar as impressões dos outros em relação a você


1 Seja clara e direta sobre suas qualificações, sem se preocupar em ser vista como arrogante, cabeça-dura ou agressiva.

2 Aproveite as oportunidades

Quantas vezes seu chefe pergunta “como andam as coisas?

Aproveite a oportunidade para dizer que tudo anda muito bem e falar sobre o progresso de seu último projeto ou da conquista de uma meta.

3 Escreva – documente suas conquistas – tenha um caderno que você anota para sempre te dar uma mentalidade forte que evidencia e fortalece suas crenças – esse portfólio você pode usar para comparar seus feitos com outros pares, ou comparar seus feitos com o último ano. E também serve para que você tenha histórias para contar – para próximas entrevistas ou oportunidades de crescimento na própria empresa.

4 Recolha uma série de bons feedbacks

Se você conseguir um e-mail de um colega de trabalho ou cliente o cumprimentando pelo bom trabalho, encaminhe para o seu chefe. Acrescente um comentário no e-mail encaminhado para que seu chefe sinta a necessidade de responder, por exemplo ‘Outro cliente satisfeito, você não acha?’

Não mande um e-mail sem acrescentar nada. “Se for algo para ler e apagar, não ficará na memória. Se o fizer ler, pensar e responder, tem alguma chance”.


A autopromoção honesta não é se gabar, mas se apresentar com intenção e persuasão, mostrando o que você é capaz de realizar.


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