Reparo que o pessoal que cuida do serviço de limpeza púbica, na rua onde resido, todos são alegres, fácil relacionamento, brincam muito, se divertem, contam casos, sempre disponíveis, caprichosos, alto astral.
E o serviço deles é pesado, sujo e exige muito esforço e preparo físico, andam e correm muito atrás do caminhão vencendo as ruas e, aí está a meritocracia. Atender a coleta. O BOM DIA é acompanhado por um sorriso largo. Fico pensando porque este comportamento não pode estar pre sente no nosso dia a dia nas empresas. Sempre visito empresas e começa pelo atendimento da recepção com sorrisos, atenção, capacidade para ajudar e servir, formal ou informal, interesse em resolver problemas, ágil, educada, utilizando as palavras da Boa Educação, Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Pois não, obrigado, o Sr. aceita um café, uma água, fique à vontade, temos uma revista que fala da Nossa Empresa, o Sr. a quer? É o ideal, não?
Chama a atenção quando pessoas da empresa passam pela recepção que nem sempre atendem bem, e não cumprimentam os que lá estão aguardando e outros só olham sem nada dizer e, muitas vezes estão com semblante fechado, aparentemente chateados, com respostas monossilábicas. Saímos após o atendimento levando uma impressão de como fomos recepcionados e atendidos.
Será que estes comportamentos não sadios merecem uma atenção especial da empresa com a sua imagem, claro que sim. Tive muita sorte nas empresas em que trabalhei, me lembro e, quantos se lembram da ROSINDA SILVESTRE, que tinha uma conduta nota “10” lá em Aços Villares e no Grupo na totalidade. Preocupava-se em atender bem, gentil, educada, discreta, ágil e muito profissional… Esta imagem passada a todos que nos visitam retrata de como as pessoas que lá trabalham, gostam e, são felizes no ambiente. A alegria, o bem-estar, o relacionamento sadio faz bem à saúde, é só observar quando acordamos e, agradecemos porque vamos ao nosso trabalho e à tarde, satisfeitos, retornamos à nossa casa, esperando o novo dia de trabalho.
Neste ambiente é que passamos a maioria do nosso dia e, se for descontraído, leve, todos sairão ganhando. Gostar do ambiente e do que fazemos faz toda a diferença na nossa saúde e bem-estar. A EMPRESA, agradece. Todos os que nos visitam merecem o nosso respeito, o agradecimento, pois somos neste momento seus representantes. Pensem nisso.
Pedro Morbach é Head e Job Hunter’ e Palestrante Motivacional, Atua na Pedro Morbach Treinamento e Eventos e colunista do Gente Mais Portal.
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